Pesquisa em educação: elementos para pensar a educação escolar, seu impacto social, a importância da formação docente e de políticas públicas articuladas com as lutas pela escola pública

Autores

  • Mônica Maria Teixeira Amorim Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v18n20art02

Palavras-chave:

Escola pública, Formação docente, Pesquisa, Movimentos sociais

Resumo

Resumo: Este trabalho resulta da transcrição de uma fala ocorrida na mesa redonda de encerramento do XIV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação (COPED), evento realizado na Unimontes em junho de 2023. Para tratar do tema geral da mesa “A Pesquisa em Educação: Políticas Públicas, Formação de Professores e Impacto Social” a fala parte de um estudo desenvolvido em uma favela na cidade de Belo Horizonte-MG. Exploram-se dados obtidos a partir de entrevistas realizadas com sujeitos envolvidos em lutas e movimentos sociais do território pesquisado com o propósito de suscitar reflexões sobre a educação escolar, seu impacto social, a importância da formação de professores e de políticas públicas articuladas com as lutas pela escola pública. Ressalta-se o fecundo diálogo que deve ser intensificado entre educação e movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AROYO, Miguel. Pedagogia em movimento: o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp. 28-49, Jan/Jun 2003.

FRANTZ, Fanon. Os condenados da terra. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2004.

ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Org.). Escutas sensíveis, vozes potentes: diálogos com mulheres que nos transformam. 1.ed. Teresina: Editora Cancioneiro, 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

29.09.2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)