Políticas curriculares para o Ensino Médio: movimentos em direção às parcerias público-privadas

Autores

DOI:

10.46551/ees.v15n17a03

Palavras-chave:

Currículo, Política Curricular, Ensino Médio, Parceria Público-privada

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre os impactos de políticas curriculares que envolvem parcerias público-privadas na prática pedagógica de professores do EMITI em Santa Catarina. O referencial teórico se pauta em estudos sobre políticas educacionais e curriculares, além de contribuições sobre o currículo do Ensino Médio. A investigação, de abordagem metodológica qualitativa, contou com análise documental e a aplicação de questionário aos docentes que atuam em duas escolas contempladas com o EMITI, em Joinville - SC. Os resultados indicam que propostas educativas oriundas de parcerias público-privadas, mesmo pautadas em princípios de flexibilização, educação integral e desenvolvimento de competências, são prescritivas e acarretam uma limitação da autonomia curricular dos docentes. Esses aspectos podem afetar o caráter público e democrático da educação.

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Biografia do Autor

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Pós-Doutora em Ciências da Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Santa Catarina, Brasil. E-mail: jane.mery@univille.br .
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2180-5476

Leiri Aparecida Ratti, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina - SED/SC

Mestre em Educação. Professora da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina. Santa Catarina,
Brasil. E-mail: leiri.r@gmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8940-9555ns e Adultos.

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Arquivos adicionais

Publicado

30.06.2022

Como Citar

VOIGT, J. M. R.; RATTI, L. A. Políticas curriculares para o Ensino Médio: movimentos em direção às parcerias público-privadas. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 15, n. 17, p. 1–19, 2022. DOI: 10.46551/ees.v15n17a03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/5104. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas