Desafios enfrentados na formação inicial de professores de Matemática: um olhar para cursos superiores privados e noturnos

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta um mapeamento de possíveis desafios vivenciados na formação inicial de professores de Matemática, a partir da interação dos fatores abordados em pesquisas divulgadas na área da Educação e da Educação Matemática e da análise dos projetos pedagógicos de dois cursos de Matemática de duas instituições de Ensino Superior privadas do Estado de São Paulo. Tais instituições foram escolhidas por apresentarem alternativas curriculares diferenciadas. Para tanto, foram consideradas as características sócio-educacionais dos licenciandos; as características dos cursos formadores de professores de Matemática; e os currículos e ementas. A análise aponta que a medida que as dificuldades são transpostas, novas situações desafiadoras surgem impulsionando a necessária reformulação contínua das práticas educativas.

Palavras chave: Ensino Superior. Formação de Professores. Currículo. Licenciatura em Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Disponível em: http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/default.asp

CURY, H. N. (Org.) Formação de Professores de Matemática: uma visão Multifacetada. Porto Alegre: EDPUCRS, 2001.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria a prática. São Paulo: Papirus, 1996.

GATTI, B. A. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

PIETROPAOLO, R. C. Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São Paulo, n.11, p. 34-38, Abril de 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2011

Edição

Seção

Artigos