Ensino de Estatística Descritiva e o Laboratório de Ensino de Matemática: aproximações e reflexões

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo socializar reflexões acerca das potencialidades da utilização do Laboratório de Ensino de Matemática tanto nos cursos de Formação Inicial de Professores quanto nas aulas de Matemática de todos os níveis da Educação Básica. Para tanto, partiremos de uma experiência prática (oficinas), que foi incentiva e desenvolvida pelo corpo docente do curso Licenciatura em Matemática no 2º semestre de 2012. Como resultado, da conclusão das oficinas, socializamos a utilização do “cubo” como um material manipulável possível para desenvolver noções importantes do Ensino de Estatística nos anos iniciais da escolarização.

Palavras-chave: Laboratório de Ensino de Matemática. Ensino de Estatística. Materiais Manipuláveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

HIRAMATSU, Ricardo Naruki. O laboratório: satisfação cultural. In: MIRANDA, Hercília Tavares de; MENEZES, Luis Carlos de (organizadores). Almanaque de criação pedagógica. A aventura da explicação: ciências e linguagens. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. p. 94-96.

LOPES, Celi A. E. O Ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e na Formação do Professores. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 74, p. 57-73, jan./abr. 2008

LORENZATO, Sergio Apparecido. Laboratório de ensino de Matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sergio Apparecido (Org.). O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-37.

OLIVEIRA, Ana Maria Nauiack. Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática: as razões de sua necessidade. 1983, 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Curitiba. Curitiba.

TAHAN, Malba. Didática da Matemática. 3. ed. v. 2. São Paulo: Saraiva, 1961.

TURRIONI, Ana Maria Silveira. O laboratório de educação Matemática na formação inicial de professores. 2004, 175f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2014

Edição

Seção

Artigos