MICROPOLÍTICAS SONORAS: A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO RITORNELO DE RESISTÊNCIA POLÍTICA DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL

Autores

  • Brenda dos Santos Menezes
  • Flávio Luiz de Castro Freitas

DOI:

https://doi.org/10.46551/2448-30952025v30n103

Resumo

Este trabalho explora a música popular brasileira (MPB) como um elemento de resistência política durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), a partir das categorias filosóficas de Gilles Deleuze. Propõe-se analisar a MPB como uma força criadora que mobiliza afetos, perceptos e intensidades, capazes de subverter a censura e engendrar novas formas de resistência. A partir da
concepção deleuziana de arte como composição com forças exteriores e criação, investiga-se como canções como Aquele abraço, Cálice, e Ouro de Tolo apresentam as tensões da censura e da repressão, com uma construção estética que ressoa como linha de fuga. Por fim, destaca-se o papel da MPB como um devir-resistência, capaz de romper com formas opressoras, produzir novas subjetividades políticas e estéticas e “ritornelizar” o território cultural brasileiro, criando um espaço de memória, identidade e resistência que ainda ecoa nas lutas sociais e políticas contemporâneas.

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Biografia do Autor

Brenda dos Santos Menezes

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA; mestranda do Programa de Pósgraduação Interdisciplinar em Cultura e Sociedade – PGCULT da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Flávio Luiz de Castro Freitas

Doutor e pós-doutor em Filosofia; professor permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2025-04-06

Como Citar

Menezes, B. dos S., & Freitas, F. L. de C. (2025). MICROPOLÍTICAS SONORAS: A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO RITORNELO DE RESISTÊNCIA POLÍTICA DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL. Revista Poiesis, 30(1). https://doi.org/10.46551/2448-30952025v30n103

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Técnica e Arte: Singularidades