MIGRACIÓN Y ESPIRITUALIDAD INTER-LIBERADORA

Autores

  • Jorge E. Castillo Guerra Faculdade de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião - Radboud University
  • Cristina Borges Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Renato Sobral
  • Rigoberto Pichs

Resumo

O sentido repressivo da política de fronteiras baseia-se numa percepção negativa da migração. Entre seus efeitos está a emergência de fronteiras simbólicas dentro dos Estados, uma vez que os migrantes, motivados pela esperança e sua espiritualidade, contribuem para a liberação de espaços de vida segmentados por fronteiras internas e externas. Este artigo, visa, com base na política das fronteiras internacionais, refletir sobre a espiritualidade que surge nos contextos de mobilidade humana e as suas contribuições para a justiça e o conhecimento na sociedade global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge E. Castillo Guerra, Faculdade de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião - Radboud University

Doutor em Teologia. Faculdade de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião, Radboud University, Nijmegen, Holanda.

Cristina Borges, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Ciências da Religião. Professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Minas Gerais Brasil/UNIMONTES. Tutora do Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião/UNIMONTES-SESU/MEC. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UNIMONTES. Professora colaboradora do Programa de PósGraduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Brasil.

Renato Sobral

Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, Brasil; Grupo de Pesquisa Clínica Escola FIT/UGF, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, Brasil; Departamento de Educação Física da Clínica Fisioprime Fisioterapia, Rio de Janeiro, Brasil; International Society for Virtual Rehabilitation, Higland Park, New Jersey, USA.

Rigoberto Pichs

Cubano, naturalizado brasileiro.Graduado em Letras Português e Espanhol.Licencciado em Artes Cénicas com especialização em Teatrologia e Dramaturgia pelo Instituto Superior de Arte (ISA) de Havanaa, Cuba (1982).

Downloads

Publicado

2023-02-09

Como Citar

Guerra, J. E. C., Borges, C., Sobral, R., & Pichs, R. (2023). MIGRACIÓN Y ESPIRITUALIDAD INTER-LIBERADORA. Revista Poiesis, 25(2). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/6267