A PERSPECTIVA RELACIONAL EM PIERRE BOURDIEU

Autores

  • Luiz Eduardo de Souza Pinto Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Jorge Alexandre Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

Pierre Bourdieu é um dos mais influentes cientistas sociais de todos os tempos, sua produção é uma rigorosa conjugação entre o empírico e a teoria. O método de Bourdieu, ancorado em um senso prático, se presta à análise dos mecanismos que envolvem as relações de poder, a produção de idéias e a gênese das condutas. A praxiologia bourdieusiana não é um simples instrumento para desvelar a realidade social constituída pela ação dos agentes e na qual esses constituem uma fração nas disputas que ocorrem nos diversos campos estruturados na sociedade, é um arranjo e ao mesmo tempo uma ampliação do horizonte de diversas escolas de pensamento (interacionismo simbólico, estruturalismo, funcionalismo, marxismo, fenomenologia, etnometodologia e a epistemologia racionalista neokantiana) em um empreendimento que visa demonstrar a relação entre a ação individual e a estrutura social. A produção de Bourdieu é eminentemente relacional e o autor promove o esforço de combinar uma síntese teórica dentro de um quadro analítico integrado através de um engajamento por meio da pesquisa empírica. Para a compreensão do dinamismo da vida social contemporânea a construção relacional dos estudos de Bourdieu se revela imprescindível. O autor provoca uma ruptura epistemológica através da análise relacional considerando de forma concomitante que as estruturas sociais são historicamente reproduzidas por meio das condutas individuais, como um círculo de interações onde agência e estrutura mutuamente se constroem e reconstroem. Leva-se em consideração também que a teoria da prática de Bourdieu é indissociável da prática da teoria, no modelo praxiológico bourdieusiano se articulam dialeticamente o agente e a estrutura social, ou seja, é um arquétipo centrado na mediação entre a agência e a estrutura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo de Souza Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); especialista em Filosofia pela Unimontes.

Jorge Alexandre Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Referências

ANDRADE, PéricIes. Agência E Estrutura: O conhecimento praxiológico em Pierre Bourdieu. Estudos de Sociologia, Rev do Progr. de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v. 12. n. 2, p. 97-118, 2006.

BACHELARD, Gaston. A filosofia do “não”. São Paulo: Abril, 1984.

BURAWOY, Michael. O marxismo encontra Bourdieu, São Paulo: Editora da Unicamp, 2010

BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. An invitation to reflexive Sociology. Chicago: The University of Chicago: Polity Press. 1992

BOURDIEU, Pierre. Leçon sur la leçon. Paris: Minuit, 1982

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa. Campinas, SP: Papirus. 9ª edição, 2008

BOURDIEU, Pierre. O campo político. Dossiê "Dominação e Contra Poder. Rev. Bras. Ciênc. Polít. no.5 Brasília Jan./July 2011.

BOURDIEU, P. A dominação masculinidade. Tradução Maria Helena Kühner, 11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

DOMINGUES, José Maurício. Estruturismo e estruturação: Bourdieu e Giddens. ln: . Teorias sociológicas no século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. p. 55-69, 2001.

ESCÓSSIA, Liliana da; KASTRUP, Virgínia. O conceito de coletivo como superação da dicotomia indivíduo-sociedade. Psicol. estud. vol.10 no.2 Maringá May/Aug. 2005

LAHIRE, Bernard. Campo in: Vocabulário Bourdieu / Afrânio Mendes Catani [et al.] – 1.ed – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

LE BRETON, D. A Sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2007.

LEANDER, A. Thinking Tools: Analysing Symbolic Power and Violence. In: A. Klotz, & D. Prakash, Qualitative Methods in International Relations: A Pluralist Guide (pp. 11- 28). Palgrave Macmillan, 2008.

LOPES, Marta Júlia Marques; MEYER, Dagmar Estermann.; WALDOW, Vera Regina. Novas reflexões sobre a dominação masculina Gênero e Saúde. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia, vol. 2. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Rev. Bras. Educ. no.20 Rio de Janeiro May/Aug. 2002

PETERS, Gabriel. Pierre Bourdieu (1930-2002) in: Os Sociólogos: clássicos das Ciências Sociais/Sarah Silva Telles, Solange Luçan de Oliveira (organizadores) – Petrópolis, RJ: Vozes, Rio de Janeiro: Editora PUC, 2018.

POWELL, C. and Dépelteau, F. Conceptualizing Relational Sociology: Ontological and Theoretical Issues. New York: Palgrave, 2013.

ROSA, Vitor. Estud. sociol. Araraquara v.24 n.47 p.341-350 jul.-dez. 2019.

SOUZA, Rafael Benedito de. Formas de Pensar a Sociedade: o conceito de habitus, campos e violência simbólica em Bourdieu. Revista Ars Historica, ISSN 2178-244X, nº 7, Jan./Jun., 2014, p. 139-151.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Eduardo de Souza Pinto, L., & Alexandre Barbosa, J. (2021). A PERSPECTIVA RELACIONAL EM PIERRE BOURDIEU. Revista Poiesis, 20(1), 1–15. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/4825

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)