GÊNERO E SEXUALIDADE À LUZ DA ONTOLOGIA DO DASEIN

Autores

  • Rodrigo Rizério de Almeida e Pessoa Instituto Federal da Bahia - IFBA

Resumo

O artigo explora os elementos pertencentes à análise da existência efetuada por Heidegger I capazes de contribuir para o debate contemporâneo sobre a identidade de gênero. Para tanto, os textos basilares examinados no trabalho são o curso Fundamentos metafísicos da lógica, ofertado em 1928, e o ensaio de Derrida Geschlecht: sexual difference, ontological difference. O caminho do trabalho inicia com a apresentação da crítica de Heidegger ao conceito antropológico do “animal racional”, seguida da exposição da noção de “disseminação transcendental”. À luz disso, o terceiro passo metodológico do artigo consiste em mostrar que Heidegger entende a existência a partir de uma neutralidade essencial, mas com isso não recusa a sexualidade ao ser-aí. O ser-aí neutro não é por isso assexuado, pois o que se tem em vista com a neutralidade não é a sexualidade em si, mas o dualismo sexual. Desse modo, o ser-aí não é, do ponto de vista ontológico-constitutivo, homem ou mulher, mas isso por que faz parte de seu ser a disseminação ou multiplicação de modos de ser. De acordo com isso, os resultados do trabalho defendem a ideia de que a noção de gênero, e não a categoria de sexo, é a mais adequada à compreensão da existência própria do Heidegger I. Por gênero se tem em vista o corpo tal como resulta de sua mundanização, ao passo que a categoria de sexo reduz o corpo humano a suas características fisiológicas. Mas o corpo não se reduz à materialidade de ossos e tecidos, ou ainda: o corpo não é uma coisa, um nome, mas um verbo: corporar. O corpo, enfim, é um sendo, não limitado à diferença entre macho e fêmea, ou mesmo à dualidade entre feminino e masculino. Ao contrário, o corpo é abertura de modos de ser sempre remodeláveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Rizério de Almeida e Pessoa, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); professor EBTT no Instituto Federal da Bahia - IFBA, campus Ilhéus.

Referências

CIOCAN, Cristian. The vulnerable body: human corporeality and its limit-situations. Bucharest: New Europe College, Yearbok 2009-2010.

DERRIDA, Jacques. “Geschlecht: sexual difference, ontological difference”. In.: DREYFUS, Hubert. WRATHALL, Mark. Heidegger Reexamined. New York; London: Routledge, 2002. ESCUDERO, Jesus Adrian. Heidegger and the hermeneutics of the body. In.: International Journal of Gender and Women’s Studies. June 2015, Vol. 3, No. 1, pp. 16-25.

FOGEL, Gilva. “A respeito de Homem, de Vida e de Corpo.” In.: SANTORO, Fernando. [et al.] Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Hexis; Fundação Biblioteca Nacional, 2010.

GREISCH, Jean. Ontologie et temporalité: esquisse d’une interprétation intégrale de Sein und Zeit. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.

HAAR, Michel. Heidegger e a essência do homem. Trad. Ana Cristina Alves. Lisboa: Instituto Piaget, 1990. Coleção Pensamento e Filosofia.

HEIDEGGER, Martin. Interpretações Fenomenológicas sobre Aristóteles: introdução à pesquisa fenomenológica. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Coleção Textos Filosóficos.

_____. Ser e tempo. Trad. Fausto Castilho. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.

_____. The metaphysical foundations of logic. Translated by Michael Heim. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1992.

_____. What is called Thinking? Tras. J. Glenn Gray. New York: Harper Perennial, 2004.

PESSOA, Rodrigo R. A. A transcendência do corpo em Heidegger. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2021.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François [et al.] Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Rizério de Almeida e Pessoa, R. (2021). GÊNERO E SEXUALIDADE À LUZ DA ONTOLOGIA DO DASEIN. Revista Poiesis, 20(1), 1–14. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/4821

Edição

Seção

Artigos