MORBIDADE HOSPITALAR E CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS EM MINAS GERAIS

Autores

  • Luckas Sabioni Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares.
  • Silvia Harumi Toyoshima Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.
  • Adriano Provezano Gomes Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.

Resumo

O presente artigocentra-se na problemática da relação entre a Educação, a Economia e as Políticas Públicas mais especificamente o Processode Reconhecimento e a Validação das Aprendizagens Experienciais dos Adultos ao longo da vida, numa perspetiva Educativa/Formativa. Estas novas práticas pedagógicas, resultantes do processo de Reconhecimento, Certificação e Validaçãode Competências (RVCC), entrecorreram num período de mudanças muito significativo na dinâmica global da Sociedade. As diversas correntes do saber, desde os políticos e demais cientistas sociais, reconhecem o papel da educação no progresso social, na produção e criação de riqueza, na coesão, na justiça social, na equidade, na produtividade e no bem-estarsocial. O papel da educação encontra-se indelevelmente ligado ao ambiente histórico e económico de cada contexto, e,neste caso particular, aos Atores que não concluíram a Escolaridade Básica Obrigatória (3o Ciclo do Ensino Básico) e almejaramum Diploma que lhes pudesse permitir o acesso às habilitações básicas obrigatórias,exigidas pela sociedade atual, à qual estavam agregados. A sociedade emergente define-se como sendo do “conhecimento” e promove a Educação/Formação como um dos seus principais motores. Através do Processo de RVCC, os Atores procuraram a sua certificação escolar ou profissional de modo a dar respostas às suas motivações intrínsecas e/ou extrínsecas face às exigências do mercado de trabalho e à ambição dos seus projetos pessoais.

 

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Biografia do Autor

Luckas Sabioni Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e mestrado
em economia, na UFV. Tem doutorado em Economia Aplicada, DER/UFV, com período sanduíche
(de 1 ano) na University of California, Riverside (UCR). Professor do Departamento de Economia
da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares.

 

Silvia Harumi Toyoshima, Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.

Possui mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1986), doutorado em Ciência
Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós doutorado pela University of
Illinois at Urbana-Champaign (2005). Professora do Departamento de Economia da Universidade
Federal de Viçosa.

 

Adriano Provezano Gomes, Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em
Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Professor do Departamento de
Economia da Universidade Federal de Viçosa.

 

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

Lopes, L. S., Toyoshima, S. H., & Gomes, A. P. (2021). MORBIDADE HOSPITALAR E CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS EM MINAS GERAIS. Revista Economia E Políticas Públicas, 2(1), 123–146. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4237

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