EXCELÊNCIA COM EQUIDADE: AS LIÇÕES DAS ESCOLAS BRASILEIRAS QUE OFERECEM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE A ALUNOS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO*

Autores

  • Regina Carla Madalozzo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Ernesto Martins Faria Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP)

Resumo

Partindo da hipótese que todo aluno, independentemente de suaclasse social, tem o direito e a possibilidade de aprendizado, selecionamos um grupo de 6 escolas consideradas “casos de sucesso” no aprendizado de crianças com baixo nível socioeconômico que foram pesquisadas em profundidade. Nossas conclusões apontam para fatores em comum entre escolas de diferentes regiões do Brasil e que eram considerados, pelos profissionais dessas escolas, como fatores determinantes do sucesso escolar. Segundo nossa pesquisa, os principais pontos de sucesso são: estabeleci- mento de metas de aprendizado, acompanhamento contínuo, uso de dados para tomada de decisão pedagógica e manutenção de um ambiente agradável de estudo. Ao mesmo tempo, percebemos algumas condições necessári- as para que esses fatores tivessem sucesso em sua implementação: fluxo de comunicação aberto, respeito à experiência do professor e apoio em seu trabalho, enfrentamento de resistências internas com grupos comprometi- dos com a causa do aprendizado e, por fim, apoio da comunidade. Nossa pesquisa mostra que é sim possível mudar a situação da qualidade do ensino na rede pública mesmo sem significativas mudanças na legislação. A replicabilidade dos modelos aqui apresentados é fundamental para permi- tir um salto na qualidade da educação pública que possibilite aprendizado para todos.

 

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Biografia do Autor

Regina Carla Madalozzo, Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Ph.D. em Economia pela University of Illinois at Urbana-Champaign, 2002; Mestre em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998; Graduada em economia pela PUC-Rio, 1995. Atualmente é Professora Associada do Insper - Ibmec São Paulo.

 

Ernesto Martins Faria, Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP)

Graduado em Ciências Econômicas pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (2008), com extensão em Econometria Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012) e mestrando em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Atualmente exerce a função de Coordenador de Projetos na Fundação Lemann.

 

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Publicado

2021-05-21

Edição

Seção

Artigos