DOIS PROCEDIMENTOS PARA AVALIAR A DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO BRASIL

Autores

  • Fábio D. Waltenberg Universidade Federal Fluminense

Resumo

Resumo: Neste artigo, discutem-se vantagens e limites de dois métodos alternativos de mensuração de desigualdades de oportunidades educacionais, ambos as quais se baseiam em Roemer (1998). Tais alternativas refle- tem a oposição usual entre abordagens de dominância e aquelas baseadas em índices específicos. Apresentamos ilustrações usando dados brasileiros (do SAEB). A análise de dominância revela uma situação de evidente desigualdade de oportunidades quando os tipos são
definidos em termos de nível de educação dos pais, enquanto no caso em que se definem por meio trada cor da pele, obtêm-se tanto desigualdade de oportunidades como igualdade de oportunidades (em sua versão fraca), em função dos tipos que estejam sendo comparados. A abordagem baseada em índices de desigualdade mostra que, de acordo com os parâmetros usados, a desigualdade de oportunidades representa ao menos 16,1% da desigualdade total no Brasil, e se observam substanciais variações regionais.

Palavras-clave: igualdade de oportunidades, justiça educacional, medidas de desigualdade, medidas de oportunidade.

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Biografia do Autor

Fábio D. Waltenberg, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense.

Referências

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Publicado

2021-04-07

Como Citar

Waltenberg, F. D. . (2021). DOIS PROCEDIMENTOS PARA AVALIAR A DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO BRASIL. Revista Economia E Políticas Públicas, 2(2), 185–208. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4071

Edição

Seção

Artigos