RESENHA: POR QUE OS BRICs NÃO LIDERARÃO O MUNDO?

Autores

  • Mauro Sérgio Figueira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

No auge da discussão sobre os BRICs, a economista Francesca Beausang-Hunter, pesquisadora do Grupo BMI e doutora pela Universidade de Cambridge, já era uma voz pessimista, não só quanto à capacidade desses países liderarem a economia política internacional, mas também quanto a suas condições internas de desenvolvimento no longo prazo. É o que mostra neste livro em que aborda, de uma perspectiva liberal institucionalista, tanto algumas potencialidades dos BRICs quanto fraquezas que os impedirão de se consolidarem como alternativa ao Ocidente. O objetivo do livro é fornecer um panorama da inserção dos BRICS na globalização e argumentar sobre o futuro declínio do grupo por causa de duas características insustentáveis: a imensa desigualdade econômica no interior de cada um e a falta de capacidade de inovação tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Sérgio Figueira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BEAUSANG, Francesca. Globalization and the BRICs: Why the BRICs will not rule the world for long. Hampshire: Palgrave Mcmillan, 2012. ISBN: 9781137271600. Pp. 215.

Downloads

Publicado

2021-04-05

Como Citar

Figueira, M. S. . (2021). RESENHA: POR QUE OS BRICs NÃO LIDERARÃO O MUNDO?. Revista Economia E Políticas Públicas, 4(2), 197–200. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4039

Edição

Seção

Artigos