POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM MOMENTOS DE CRISE: UMA REVISÃO E ALGUNS RESULTADOS DESTA PRÁTICA DE INCLUSÃO PELA EDUCAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Maria Ivanilde Pereira Santos Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Guilherme Barbosa de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Karenn Darling Gonçalves Felipe Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Arley Wendel Almeida Mendes Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • José Nilton Pereira Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Paulo Eduardo Gomes de Barros Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Resumo

Resumo: A educação é um direito constitucional que possibilita ao sujeito o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, assim esta variável educação deve ser entendida como instrumento de inclusão social. No entanto, a crise afeta todos os setores da economia, inclusive a permanência e o desempenho de estudantes nas universidades, por isto em momentos 
de crise ganham importância decisiva políticas públicas de assistência estudantil e de inclusão pela educação. O objetivo deste artigo é contextualizar o surgimento das universidades e das primeiras políticas de assistência estudantil no Brasil no bojo de uma das maiores crises capitalista e discutir a importância das políticas de assistência estudantil como estratégia de inclusão e de manutenção do indivíduo na universidade. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo cujos procedimentos
técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental/levantamento e análise de dados de fontes secundárias. Como principal resultado o estudo aponta que as recentes políticas de assistência estudantil que contemplam estudantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o PEAES e o Restaurante Universitário, contribuem para a permanência e manutenção do estudante na universidade, além de subsidiar o desenvolvimento acadêmico e social, representando uma importante política pública de inclusão pela educação.


Palavras-chave: Educação superior; assistência estudantil; crise; inclusão; universidade pública.

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Biografia do Autor

Maria Ivanilde Pereira Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Ciências da Saúde; Universidade Estadual de Montes Claros; Departamento de Economia e Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva (medicina). Coordenadora da Pesquisa que gerou este artigo.

Guilherme Barbosa de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmico/Iniciação Científica. Curso de Ciências Econômicas; Universidade Estadual
de Montes Claros (Unimontes)

Karenn Darling Gonçalves Felipe, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica/Iniciação Científica. Curso de Ciências Econômicas; Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Arley Wendel Almeida Mendes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmico/Iniciação Científica. Curso de Ciências Econômicas; Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

José Nilton Pereira Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Pós Graduado em Gestão de Negócios; Graduado em Administração e Ciências Contábeis; Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)/Pró Reitoria de Extensão.

Paulo Eduardo Gomes de Barros, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em Educação Física. Pró Reitor de Extensão; Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Referências

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Publicado

2021-04-04

Como Citar

Santos, M. I. P. ., Oliveira, G. B. de ., Felipe, K. D. G. ., Mendes, A. W. A. ., Pereira, J. N. P., & Barros, P. E. G. de . (2021). POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM MOMENTOS DE CRISE: UMA REVISÃO E ALGUNS RESULTADOS DESTA PRÁTICA DE INCLUSÃO PELA EDUCAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Revista Economia E Políticas Públicas, 6(1), 171–200. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4009

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