A ESCOLA E O MUNDO: DETERMINANTES INTRA E EXTRA ESCOLARES DO DESEMPENHO DAS ESCOLAS NO PROEB

Autores

  • Igor Assaf Mendes Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Bruno Lazzarotti Diniz Costa

Resumo

Resumo: O papel específico do sistema escolar no aprendizado frente a outros fatores integra o campo de estudos da chamada eficácia escolar. O termo faz referência ao debate sobre a relevância das unidades escolares e sua participação no desempenho e longevidade escolar de indivíduos, regiões ou grupos sociais no sistema educacional. O objetivo deste trabalho é explorar o quanto características exteriores ao contexto escolar e as da própria escola explicam o rendimento dos alunos. Com este objetivo, são utilizados os dados dos alunos e instituições escolares, de quinto ano, de escolas públicas de Belo Horizonte, que participaram da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica (PROEB), em 2010. A prova foi aplicada em 379 escolas, das quais 300 foram selecionadas para este trabalho), (onde) funcionava, pelo menos, o quinto ano do fundamental. Optou-se, neste trabalho, por observar o comportamento de duas variáveis indicativas da condição socioeconômica da família dos alunos: a escolaridade das mães e a inclusão da família no programa Bolsa Família. Como indicador da eficácia da escola, foram utilizados os resultados da avaliação. Também foram explorados dados relativos à formação dos professores e as impressões dos alunos em relação às atitudes dos mesmos em sala de aula. A grande variabilidade de temas e questões abordados nos questionários contextuais ao longo das edições do PROEB inviabilizou a atualização do modelo para anos recentes, o que não chega a comprometer o o propósito de fundo do trabalho - explorar empiricamente as complexas relações entre eficácia, equidade e contexto escolar.

Palavras-Chave: efeito escola – educação básica – avaliação larga escala

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Biografia do Autor

Igor Assaf Mendes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em Educação e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Bruno Lazzarotti Diniz Costa

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Referências

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Publicado

2021-03-22

Como Citar

Mendes, I. A. ., & Costa, B. L. D. . (2021). A ESCOLA E O MUNDO: DETERMINANTES INTRA E EXTRA ESCOLARES DO DESEMPENHO DAS ESCOLAS NO PROEB. Revista Economia E Políticas Públicas, 8(1). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/3970

Edição

Seção

Artigos