Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O modelo de submissão de artigo está em formato Microsoft Word e pode ser acessado em aqui.
  • O modelo de submissão de resumo está em formato Microsoft Word e pode ser acessado em aqui.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no tópico Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Serão publicados trabalhos inéditos sob a forma de artigos, resumo expandido e simples, concluídas ou em andamento, relacionados com as temáticas definidas para a revista, apresentados e conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor.
 
Os trabalhos devem ser submetidos pelo sistema eletrônico (https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda) ajustados no template da Revista (disponivel nessa página, no tópico condições para submissão, tanto para versões de artigo completo como para resumos de TCC, dissertação e tese) e serão objeto de apreciação por 2 (dois) integrantes do Conselho Editorial ou, se necessário, convidados para tal, que decidirá pela aprovação ou não da publicação. Caso haja empate entre os pareceres, o Conselho Editorial convidará um terceiro conselheiro para uma terceira avaliação.Após a análise dos conselheiros e caso haja parecer favorável para publicação na Revista Ciranda, o trabalho poderá ser devolvido aos (s) autor (es) para possíveis correções.
 
Os autores serão informados pelo correio eletrônico cadastrado no sítio período da Revista Ciranda da aceitação ou não.
 
Quanto à extensão dos trabalhos encaminhados, é necessário atender aos seguintes requisitos:
 
a) Artigos de, no mínimo, 08 páginas, e máximo, 20 páginas, com referências;
b) Resumo simples, de até 2 páginas, de TCC, dissestação e tese.
c) Edições Especiais e Dossiês poderão ter requisitos de normatização específicos, os quais serão divulgados nas chamadas.

Será garantido o anonimato dos autores e pareceristas no processo de análise dos trabalhos apresentados. Cabe ao Corpo de Editores Executivos da revista decidir pela oportunidade e publicação dos trabalhos aprovados. Os textos devem ser submetidos a uma revisão cuidadosa de linguagem antes de serem encaminhados para a Revista Ciranda.
 
Só serão encaminhados para o Conselho Editorial os trabalhos que atendem às normas de formatação e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os que estiverem fora das normas serão enviados ao autor para proceder aos ajustes que se fizerem necessários e reencaminhá-lo à Revista Ciranda.
 
Ao enviar os trabalhos para o Departamento de Estágios e Práticas Escolares – DEPE, o autor assume toda responsabilidade jurídica pelas informações e dados contidos no trabalho, bem como ASSUME CIÊNCIA de que NÃO TERÁ direito a remuneração de qualquer espécie dela publicação do seu trabalho na Revista Ciranda.
 
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS
 
Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas em andamento ou concluídas.
 
A digitação, a organização e a formatação do texto devem seguir as seguintes orientações:
 
a) Trabalhos digitados no formato DOC;
b) Papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm);
c) Margem direita e inferior de 2 cm;
d) Margem esquerda e superior de 3cm;
e) Espaçamento entrelinhas de 1,5 cm;
f) Fonte Times New Roman, tamanho 12 para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas, que devem conter fonte tamanho 10 ;
g) Alinhamento justificado;
h) Título centralizado em letras maiúsculas, com fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, seguido da tradução em uma lingua estrangeiro (que deve ser a mesma apontada no resumo - Abstract, Resumen, Résumé);
i) Nome do autor abaixo do título, fonte Times New Roman, tamanho 12, em seguida o autor deve inserir o link do Orcid e do Lattes nos simbolos disponiveis, além de fornecer os demais dados:  titulação acadêmica, instituição vinculado, cargo e e-mail;
j) Resumo contendo, no máximo, 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 11, em espaço simples, apresentado depois do nome do autor;
k) Palavras-chave em número de três a cinco apresentadas logo após o resumo, afastadas por um espaço simples, em ordem alfabética e separadas por ponto;
l) As citações devem estar de acordo com as normas recentes da ABNT, usando o sistema autor-data;
m) As referências devem ser apresentadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas. Devem estar alinhadas de forma justificada, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples; 
n) Os quadros, tabela, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto, o mais próximo possível dos parágrafos em que são mencionados. Deve-se apresentar as respectivas fontes e legendas.

Educação Inclusiva

Política padrão de seção.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.