O sertão das Minas e o progresso citadino: reflexões sobre a ação política popular no início da República

The hinterland of Minas and city progress: reflections on popular political action in the beginning of the Republic

Autores

  • Alysson Luiz Freitas Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

política, cidade, cidadania, sertão

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a transicao do seculo XIX para o seculo XX na regido norte-mineira, tendo como especial foco uma analise da formacao da cidade no periodo, em meio ao progresso e desenvolvimento que se avizinhava. Nesse contexto, procuramos observar um elemento especifico dessa transformacao, qual sej a, a acao politica popular por meio da acao individual ou coletiva dos norte-mineiros na luta por alguns dos seus direitos mais basicos e interesses em resolucao de situacties ligadas ao bem comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alysson Luiz Freitas, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros — Unimontes. Mestre em História pela UFMG e Doutor em História Social pela USP.

Referências

BRITO, Gy Reis Gomes de. Montes Claros: da construceio ao progresso — 1917-1926. Montes Claros: Unimontes, 2006.

CARDOSO, Edi de Freitas. Experiencia e poder na urbe em expanseio: "cultura politica popular" em Montes Claros/MG entre 1930 e 1964. Dissertacao de Mestrado em HistOria, Belo Horizonte, UFMG, 2008.

FABRIS, Annateresa. Fragmentos urbanos: representacOes culturais. Sao Paulo: Studio Nobel, 2000.

PEREIRA, Laurindo Wide. A cidade do favor: Montes Claros em meados do seculo XX. Montes Claros: Unimontes, 2002.

PORTO, Cesar Henrique de Queiroz. Paternalismo, poder privado e violência: o campo politico norte-mineiro durante a Primeira Republica. Montes Claros: Editora Unimontes, 2007.

RAMINELLI, Ronald. Historia Urbana. In: VAINFAS, Ronaldo. CARDOSO, Ciro Flamarion. (Orgs.) Dominios da Historia: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

RESENDE, Maria E. Lage de. 0 processo politico na Primeira RepUblica e o liberalismo oligarquico. In: FERREIRA, Jorge. DELGADO, Lucilia. 0 Brasil Republicano I: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilizacao Brasileira, 2003.

WIRTH, John D. 0 fiel da balanca: Minas Gerais na federacao brasileira. 1889-1937. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

Luiz Freitas, A. . (2011). O sertão das Minas e o progresso citadino: reflexões sobre a ação política popular no início da República: The hinterland of Minas and city progress: reflections on popular political action in the beginning of the Republic. Revista Caminhos Da Historia, 16(2), 71–86. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3295

Edição

Seção

Dossiê