CAMÕES E HAROLDO DE CAMPOS – MÁQUINAS DO MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.46551/issn2179-6793RA2024v27n2_a02Palavras-chave:
: Camões; Haroldo de Campos; crítica literária; poesia.Resumo
Neste artigo, propomo-nos a realizar uma breve apreciação acerca das reflexões presentes na produção literária de dois grandes poetas. Partido da grandiosidade de Camões, abordamos seus reflexos na poesia brasileira, por meio de Haroldo de Campos. Para tanto, de forma qualitativa, na pesquisa bibliográfica apresentada, a partir do episódio da “Ilha dos amores”, no Canto X d’ Os Lusíadas, discutimos, especificamente, os prismas do amor na obra de Camões e a interlocução temática, de forma mais abrangente, com Haroldo de Campos, perpassando por outros autores que, interdiscursivamente, se aproximam do poeta português.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de . A máquina do Mundo, in Claro Enigma. Obra Poética. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967. pp. 271-273.
CAMÕES, Luis de . Os Lusíadas (Canto XX). Obra Completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1963, p. 248.
CAMPOS, Haroldo de. A máquina do mundo repensada. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
CAMPOS, Haroldo de. Bere’shith. A cena da origem. São Paulo: Perspectiva, 1993.
CAMPOS, Haroldo de . Finismundo-a última viagem. Ouro Preto: Tipographia de Ouro Preto, 1990.
CAMPOS, Haroldo de. Galáxias. São Paulo: Ex-libris, 1984.
CAMPOS, Haroldo de. Pedra e luz na poesia de Dante. Rio de Janeiro: Imago, 1998.
CURTIUS. E. R.. Literatura Européia e Idade Média Latina (Trad. Teodoro Cabral e Paulo Ronai). São Paulo: Hucitec-Edusp,1996.
PESSOA, Fernando. “Apontamentos para uma estética não-aristotélica”, in Páginas de Doutrina Estética. Lisboa: Inquérito, s/d, 2ª ed., 1980. Disponível em: http://arquivopessoa.net/typographia/textos/arquivopessoa-672.pdf. Acesso em: ago. 2024.