A LIÇÃO DO MESTRE AO ALUNO DE POESIA: CRÍTICA E MODERNIDADE EM DRUMMOND E PAES

Autores

  • Albertina Vicentini PUC-GO
  • Célia Sebastiana Silva CEPAE-UFG
  • Maria Luíza Ferreira Laboissière de Carvalho PUC-GO

Palavras-chave:

José Paulo Paes, Drummond, Crítica, Poesia Moderna e Contemporânea

Resumo

Para Eliot (1968), por um princípio de crítica estética, não só de críticahistórica, nenhum artista alcança sozinho o significado completo das coisas, eleprecisa da tradição, que envolve fundamentalmente o senso histórico. Com asinquietações da arte moderna, o diálogo entre um escritor e outro se torna aindamais estreito. E é com senso histórico que, em seu primeiro livro, Paes declara: “Sãomeus todos os versos já cantados”, aludindo à ressonância das vozes da tradição emsua criação poética. Ao se autointitular “aluno”, entre humilde e irônico, o poeta, alémde eleger os seus mestres, cita nominalmente alguns e o principal deles: Drummond.Como uma das principais vozes do Modernismo brasileiro, o itabirano apresenta umapoesia que ecoa fortemente em seus sucessores. O propósito deste artigo é mostrarcomo a voz do “mestre” Carlos Drummond de Andrade atua no aluno de poesia JoséPaulo Paes ou como o aluno lê o mestre. Pretende-se verificar não as influências ouas coincidências entre esses dois poetas, mas a persistência de “certos modos depensar, de ver e de sentir”, como quer Octavio Paz (1984).

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Biografia do Autor

Albertina Vicentini, PUC-GO

Doutora em Teoria Literária pela USP e pós- doutora em Literatura e História pela
UnB. Professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária desde 1974, na PUCGoiás, atuando em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de Letras e
História. Suas linhas de pesquisa envolvem a teoria e a crítica da literatura moderna
e contemporânea e estudos sobre o regionalismo literário. Publicou
vários livros, capítulos de livros e artigos em periódicos. Atua também nas áreas de
teatro e cinema e integra a equipe do projeto Poesia brasileira contemporânea e
tradição, financiado pela Fapeg.

Célia Sebastiana Silva , CEPAE-UFG

Doutora em Literatura pela UNB, onde defendeu a tese “Consciência crítica na prosa
de ficção de Carlos Drummond de Andrade”. É professora do Centro de Ensino e
Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da UFG desde 2009 e atua da educação
básica à pós-graduação. Suas linhas de pesquisa estão voltadas para a poesia
brasileira moderna e contemporânea, teoria e crítica da poesia lírica e para a área de
ensino de literatura e de formação do leitor literário na educação básica,
especialmente o leitor de poesia. Coordena o projeto de pesquisa Leitura literária e
formação de leitores na educação básica e integra a equipe do projeto Poesia
brasileira contemporânea e tradição, financiado pela Fapeg. Publicou “Poesia e jogo:
prática pedagógica e leitura do texto poético”, in: Veredas escolares (2014) e
“Poesia, Formação e Emancipação: Leitura do Texto Poético em Sala de Aula” In:
Veredas escolares II (2016).

Maria Luíza Ferreira Laboissière de Carvalho, PUC-GO

Graduada em Letras Modernas: Português/Inglês. Mestrado em Letras e Linguística
na UFG e doutorado em Teoria Literária na UNESP – São José do Rio Preto – São
Paulo. As produções acadêmicas de mestrado e de doutorado refletem as pesquisas
realizadas sobre a literatura produzida em Goiás, em especial a de José J. Veiga e a
de Miguel Jorge. Dois livros publicados. É professora aposentada pela Universidade
Federal de Goiás. Professora assistente do Curso de Letras da Pontifícia
Universidade Católica de Goiás.

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Publicado

2020-01-27

Edição

Seção

Artigos