ASPECTOS DA FEMINILIDADE EM MÃOS VAZIAS

Autores

  • Elizabeth Cardoso Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Literatura e psicanálise; Lúcio Cardoso; Mãos vazias; mulher; desejo.

Resumo

O artigo aborda a primeira novela de Lúcio Cardoso, Mãos vazias (1938). O enfoque recai sobre a personagem principal, Ida, e sua tentativa em tornar-se sujeito de seu desejo. Marcada pelo desejo de fuga, ela usa os parcos significantes que tem para tornar visível sua história de insatisfação e transgressões: seu nome e o percurso espacial de algumas quadras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Cardoso, Universidade de São Paulo - USP

Professora, tradutora, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pelo DTLLC/FFLCH-USP e pesquisadora do grupo de estudos Crítica Literária e Psicanálise, USP-CNPq, e do Outrarte - Unicamp. O artigo é parte da tese Feminilidade e transgressão – uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso, defendida pela autora, em novembro de 2010, na USP-FFLCH-DTLLC, com financiamento da Fapesp. 

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. 2.
ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CABRAL, Mário. In: Correio de Aracaju, Aracaju, 27 set. 1943. Recorte
consta no Arquivo Lúcio Cardoso da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de
Janeiro.
CARDOSO, Elizabeth da Penha. Feminilidade e transgressão – uma
leitura da prosa de Lúcio Cardoso. Doutorado. Departamento de Teoria
Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas, Universidade de São Paulo, 2010.
CARDOSO, Lúcio. Maleita. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2005.
_______________. Salgueiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira;
Brasília: INL, 1984.
_______________. A luz no subsolo. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2003.
_______________. O desconhecido e Mãos vazias. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2000.
_______________. Crônica da casa assassinada, edição crítica.
CARELLI, Mario (Coord.). 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996. (Coleção
Archivos).
_______________. Inácio, O enfeitiçado e Baltazar. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2002.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua
portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
JOHNSON, Barbara. “The frame of reference: Poe, Lacan, Derrida”. In:
Yale French Studies, n. 55/56. Literature and Psychoanalysis. The question of
Reading: Otherwise, pp. 457-505. Yale University Press, 1977.
LACAN, J. Escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 1998.
_________. Seminário 8. Transferência. Tradução de Dulce Duque
Estrada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
MALUF, Marina; MOTT, Maria Lúcia. “Recônditos do mundo feminino”. In:
NOVAES, Fernando A. (Coord.); SEVCENKO, Nicolau (Org. do vol.). História
da vida privada no Brasil. República: da belle époque à era do rádio. São
Paulo: Companhia das Letras, 2008.
MENDES, Oscar. Seara de romances: ensaios críticos. Belo Horizonte:
Imprensa Oficial, 1982.
NASCENTES, Antenor. Dicionário etimológico da língua portuguesa,
Tomo II, nomes próprios. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves/Livraria
Acadêmica/Livros Portugal/Livraria S. José, 1952.
SANTOS, Cássia. Polêmica e controvérsia em Lúcio Cardoso. São Paulo,
Campinas: Fapesp/Mercado de Letras, 2001.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Edição

Seção

Artigos