Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Araticum publica textos de autores com a titulação mínima de mestre, desde que assinado com coautor doutor. Ao submeterem seus textos para avaliação, os autores declaram, automaticamente, que os textos são originais e não estão sendo avaliados para publicação em outros periódicos.

Os textos científicos, em forma de ensaios/artigos devem conter, no máximo, 15 páginas, incluindo notas e referências, observando-se as seguintes regras:

1. Papel A4, margens superior e esquerda de 3cm; inferior e direita com 2,5cm. Fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas.

2. Citações com até 3 linhas serão feitas no próprio texto, entre aspas. Quando o autor for referido pela primeira vez, informar o nome completo; da segunda vez em diante, referir apenas sobrenome em maiusculas. Ao final da citação, inserir nota de rodapé e, ao pé da página, informar sobrenome do autor, ano de publicação e página referida. Ex. OLIVA, 2008, p. 70.

3. Citações com mais de 03 linhas devem ser feitas recuadas com tabulação de 04 cm, fonte 11, espaço simples. Ao final da citação, inserir nota de rodapé e, ao pé da página, informar sobrenome do autor, ano de publicação e página referida. Ex. DUARTE, 2001, p. 26.

4. As referências completas serão informadas ao final do texto, no seguinte formato: sobrenome do autor em maiusculas, nome do autor com inicial maiuscula, título do trabalho consultado, cidade, editora, ano de publicação. Ex: MUZART, Zahidé Lupinaci. (Org.) Refazendo nós – Ensaios sobre mulher e literatura. Santa Cruz do Sul: UNISC/Editora Mulheres, 2003.

5. No início do texto, título em caixa alta, centralizado e, embaixo do título, nome do autor (apresentar, também, título em língua inglesa). Com duas entradas de tabulação, apresentar um resumo em língua portuguesa e outro equivalente em língua inglesa, de até 10 linhas; até 05 palavras-chave nas mesmas condições. E ao final do texto, um currículo abreviado de, no máximo 10 linhas do(s) autor(es).

6. A revista publica textos em língua portuguesa. Artigos em outras línguas podem ser submetidos à avaliação e, caso aprovados, serão publicados, mediante tradução a cargo dos(as) autores(as).

7. Os(as) autores(as) declaram que os textos submetidos à publicação são originais e responsablizam-se inteiramente pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros. Declaram, ainda, não haver conflito de interesses em relação ao trabalho publicado.

8. Os(as) autores(as) declaram ter participado ativamente dos resultados, bem como da revisão e aprovação da versão final do trabalho apresentado.

Artigos

A Revista Araticum somente publica textos de autores com a titulação de doutor(a) e de mestrandos(as) e/ou doutorandos(as) em co-autoria com doutores(as). Ao submeterem seus textos para avaliação, os autores declaram, automaticamente, que os textos são originais e não estão sendo avaliados para publicação em outros periódicos.

Os textos científicos, em forma de ensaios/artigos devem conter, no máximo, 15 páginas, incluindo notas e referências, observando-se as seguintes regras:

1. Papel A4, margens superior e esquerda de 3cm; inferior e direita com 2,5cm. Fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas.

2. Citações com até 3 linhas serão feitas no próprio texto, entre aspas. Quando o autor for referido pela primeira vez, informar o nome completo; da segunda vez em diante, referir apenas sobrenome em maiusculas. Ao final da citação, inserir nota de rodapé e, ao pé da página, informar sobrenome do autor, ano de publicação e página referida. Ex. OLIVA, 2008, p. 70.

3. Citações com mais de 03 linhas devem ser feitas recuadas com tabulação de 04 cm, fonte 11, espaço simples. Ao final da citação, inserir nota de rodapé e, ao pé da página, informar sobrenome do autor, ano de publicação e página referida. Ex. DUARTE, 2001, p. 26.

4. As referências completas serão informadas ao final do texto, no seguinte formato: sobrenome do autor em maiusculas, nome do autor com inicial maiuscula, título do trabalho consultado, cidade, editora, ano de publicação. Ex: MUZART, Zahidé Lupinaci. (Org.) Refazendo nós – Ensaios sobre mulher e literatura. Santa Cruz do Sul: UNISC/Editora Mulheres, 2003.

5. No início do texto, título em caixa alta, centralizado e, embaixo do título, nome do autor (apresentar, também, título em língua inglesa). Com duas entradas de tabulação, apresentar um resumo em língua portuguesa e outro equivalente em língua inglesa, de até 10 linhas; até 05 palavras-chave nas mesmas condições. E ao final do texto, um currículo abreviado de, no máximo 10 linhas do(s) autor(es).

6. A revista publica textos em língua portuguesa. Artigos em outras línguas podem ser submetidos à avaliação e, caso aprovados, serão publicados, mediante tradução a cargo dos(as) autores(as).

7. Os(as) autores(as) declaram que os textos submetidos à publicação são originais e responsablizam-se inteiramente pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros. Declaram, ainda, não haver conflito de interesses em relação ao trabalho publicado.

8. Os(as) autores(as) declaram ter participado ativamente dos resultados, bem como da revisão e aprovação da versão final do trabalho apresentado.

 

 

Dossiê Literatura e Afeto

Política padrão de seção.

Dossiê Antonio Candido

Esta edição da revista Araticum, por meio do presente dossiê, presta uma homenagem ao crítico literário Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017), autor de um conjunto de obras que, sem dúvida, revolucionou os estudos da literatura brasileira.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.