METAMORFOSEANDO O ESVAZIAMENTO EXISTENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.46551/issn2179-6793RA2024v26n1_a11Palabras clave:
Esvaziamento existencial, Produção de presença, Kafka, A metamorfoseResumen
O estudo fundamenta-se na relação entre Literatura e Filosofia e ao enveredarmos na interlocução entre estas apresentamos uma confluência na qual a Literatura não é apenas um meio ilustrativo para representar alguma corrente filosófica, mas relacionar o discurso de ambas para que assim, seja possível pensar no existir humano. E para isso,nos dedicamos ao estudo da obra A metamorfose (2018), de Franz Kafka. A pesquisa, de caráter bibliográfico que se apoia nas reflexões de Hans Ulrich Gumbrecht (2010) e Martin Heidegger (2010, 2012), Com a análise foi possível constatar que o texto literário é um espaço que permite a percepção entre o diálogo da compreensão do meio, vivenciada pelo homem, em face do/diante acontecimentos do mundo.
Descargas
Citas
GUMBRECHT, H. U. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Trad: Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio,2010;
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução de Fausto Castilho. Petrópolis:Vozes, 2012;
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução de Idalina Azevedo e Manuel António de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010;
HOBSHAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991; tradução Marcos Santarrita; revisão técnica Maria Célia Paoli- — São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Título original: Age of extremes: the short twenlieth century: 1914/1991.
INWOOD, M. 2002. Dicionário Heidegger. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.
KAFKA, Franz. A metamorfose. Tradução de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, ed. 44o, 2018;
KAHLMEYER-MERTENS, R. S. 10 Lições sobre Heidegger. Petrópolis: Vozes, 2015.Kafka são Paulo 2009



