A MINISSÉRIE GRANDE SERTÃO VEREDAS: DE ENTRETENIMENTO A REGISTRO MEMORIALÍSTICO

Autores

  • Andrea Cristina Martins Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apontar aspectos da adaptação doromance Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa (1956), para aminissérie homônima, dirigida por Walter Avancini (1985), naquilo que manteve deaproximação com a obra literária, e nas opções que romperam com o hermetismoinerente à escrita de Rosa, garantindo a aproximação com o público telespectadore com a crítica. Mais do que uma obra de entretenimento de qualidade, noentanto, três décadas depois do lançamento da minissérie, os registrosimagéticos e sonoros feitos em locações predominantemente norte mineiras, seconfiguram como documentos da memória de um sertão autêntico, em vias deextinção. A pesquisa se apoia em teorias semióticas, estudos sobre o sertão,comunicação de massa e relações entre literatura e audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Cristina Martins Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestre em Literatura Brasileira e doutora em Estudos de Linguagem, pela UFF. Sua tese "A princesa e o rei: um estudo sobre a construção de sentido em A pedra do Reino e Hoje é dia de Maria" concorreu ao prêmio de melhor tese, promovido pela Associação latino-americana de estudos do discurso (ALED). Membro do corpo docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desde 2004, e colaboradora do Programa de Mestrado em Letras/Estudos Literários dessa Universidade, a partir de 2014. As áreas de interesse para pesquisa são estudos de literatura, cinema e televisão. É autora do livro "Pétalas" (1993, crônicas) e "Apenas rascunhos" (2014, contos), além de assinar roteiros de cinema. Atualmente, encontra-se em fase de produção do curta metragem "Encontro", adaptado de conto de Luiz Fernando Veríssimo.

Referências

AVANCINI, Walter, DURST, Walter George. Grande sertão: veredas (minissérie).

Rio de Janeiro: Glomo Marcas, 2009.

LEITE, Sérgio Lara. A literatura no cinema. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1984.

GASPAR, Maurice. Dans le sertão de Minas. Bélgica: Malines, 1910.

MEMÓRIA GLOBO. Disponível em http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/minisseries/grandesertao-veredas/producao.htm

PEREIRA, Andrea Cristina Martins Pereira. A princesa e o rei: um estudo sobre a construção do sentido em Hoje é dia de Maria e A Pedra do Reino. Tese (Doutorado- Programa de Pós-Doutorado em Letras/Estudos de Linguagem) – Niterói: UFF, 2014.

ROSA, Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

SAINT-HILAIRE, Auguste. Viagem pelas províncias do Rio de Janeiro a Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: EdUSP, 1975.

Downloads

Publicado

2020-02-04

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)