CAMPO, HABITUS E CAPITAL SIMBÓLICO EM WATCHMEN: UMA ANÁLISE DA ESTÉTICA POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.46551/alt0702202508Palavras-chave:
Watchmen. Estética política. Pierre Bourdieu. Campo do Poder. Habitus. Capital Simbólico.Resumo
Este artigo realiza uma análise multidimensional da graphic novel Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, examinando sua profunda crítica às estruturas de poder e sua inovação estética. Partindo do contexto da Guerra Fria, o estudo investiga como a obra desconstrói a mitologia do herói, apresentando personagens complexos que personificam diferentes facetas do poder. Utilizando o arcabouço teórico de Pierre Bourdieu, analisa-se o "campo do poder" na narrativa, explorando os habitus e as disputas por capital simbólico de personagens como Ozymandias, Dr. Manhattan, Rorschach, o Comediante, Laurie Juspeczyk e Dan Dreiberg. Paralelamente, demonstra-se como a estética da obra, incluindo sua estrutura narrativa não linear, composição visual, paleta de cores simbólica e representação da violência, funciona como ferramenta narrativa fundamental para a construção de sua crítica política. Conclui-se que Watchmen transcende seu formato, consolidando-se como um tratado filosófico-político, que questiona a legitimidade do poder, a ambiguidade moral e os frágeis alicerces da civilização, convidando à reflexão contínua sobre as narrativas que sustentam a dominação.
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Referências
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