AGROECOLOGIA E CONSUMO NA FEIRA SÃO JOSÉ EM MONTES CLAROS (MG).
DOI:
https://doi.org/10.46551/alt0701202507Palavras-chave:
Agroecologia, Consumo, Ambientalização, Feira LivreResumo
Desde a Revolução Verde, a expansão do modelo agrícola intensivo na América Latina trouxe à tona desafios e críticas nas esferas sociais, econômicas e ambientais. Com foco na Feira Sem Agrotóxicos (SAT) do bairro São José, em Montes Claros, este estudo explora o mercado agroecológico na cidade, investigando o papel dos feirantes e as motivações dos consumidores. Partindo da hipótese de que o consumo de produtos agroecológicos expressa um consumo político, os objetivos são identificar feirantes agroecológicos, examinar o entendimento sobre agroecologia e verificar as razões que levam os consumidores a optar por esse espaço. A pesquisa adota uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, com análise do perfil dos consumidores, entrevistas com feirantes e uma análise do contexto e histórico da feira. Os resultados de 2019 evidenciam percepções sobre saúde e sustentabilidade, mais do que um ativismo político consciente. As atualizações do estudo até 2024 também revelam a consolidação da feira e seu impacto na criação de novos mercados em Montes Claros, ampliando o acesso a produtos locais e a geração de renda
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