EXPERIÊNCIAS ETNOGRÁFICAS E PESQUISAS INTERCULTURAIS A PARTIR DE NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS NO MERCADO CENTRAL DE MONTES CLAROS (MG).

Autores

  • Alexsânder Nakaôka Elias Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil
  • Felisa Cançado Anaya Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil
  • Claudia Luz de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil
  • Natália de Paula Narciso Rocha Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil
  • Andrea Maria Narciso Rocha de Paula Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46551/alt0701202501

Palavras-chave:

Etnografia, Antropologia Visual, Fotografia, Mercado Central, Montes Claros (MG)

Resumo

O presente artigo busca dar a ver as experimentações antropológicas realizadas pelos/as discentes que cursaram a disciplina “Experiências Etnográficas e Pesquisas Interculturais”, ministrada pelos/as professores/as Felisa Cançado Anaya, Alexsânder Nakaóka Elias e Fábio Dias dos Santos, junto ao “Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social” (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG). A ementa da disciplina permeou a imersão em pesquisas etnográficas clássicas e, também, bibliografias voltadas para o campo da Antropologia Audiovisual e da Imagem, centrando os debates nas práticas e diálogos interculturais, versando sobre os modos de vida, saberes, sistemas agrícolas tradicionais agroecológicos, ameaças e conflitos ambientais.Apresentamos a construção de uma narrativa visual fotográfica, embasada no periódico “Fotocronografias” (PPGAS/UFRGS) e em outras propostas teórico-metodológicas verbo-visuais (Bateson e Mead, 1942; Warburg, 1929; etc.), a partir de uma experimentação etnográfica (experiência de campo) realizada via uma saída coletiva realizada no Mercado Municipal de Montes Claros-MG. Este artigo apresentará alguns trabalhos fruto destas experimentações etnográficas no mercado. Traz de forma mais sistematizada, reflexões sobre as imagens do ensaio etnógrafo, capturadas por Natália que teve como título O Observador e o Observado.

Downloads

Biografia do Autor

Alexsânder Nakaôka Elias , Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil

Doutor em Antropologia Social, professor do departamento de Cinema e Audiovisual da Unimontes, pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA-PPGDS/UNIMONTES).

Felisa Cançado Anaya, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil

Doutora em Sociologia, professora do departamento de Saúde Mental e Coletiva, professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA-PPGDS/UNIMONTES).

Claudia Luz de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil

Mestre em Sociologia, professora do Departamento de Política e Ciências Sociais e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA/UNIMONTES).

Natália de Paula Narciso Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil

Mestre e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social.

Andrea Maria Narciso Rocha de Paula, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil

Doutora em Geografia, professora do Departamento de Política e Ciências Sociais e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA/UNIMONTES).

Referências

BATESON, Gregory; MEAD, Margaret. Balinese character. A photographic analysis. Nova Iorque: The New York Academy of Sciences, 1942.

BRANDÃO, Carlos. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, vol. 10, num. 1, janeiro-junho, 2007, p.11-27.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. 2004. Fotografar, documentar, dizer com a imagem. Cadernos de Antropologia e Imagem, vol. 17, no. 1: 27-53.

COSTA, Lunna Chaves; OLIVEIRA, Daniel Coelho de; FRANÇA, Iara Soares de. Produção do Espaço e Metamorfoses do Mercado Público de Montes Claros/MG. in: Sertanias: revista de ciências humanas e sociais. V 3, n. 2, p. 1-27. 2022.

DAMATTA, R. Ofício do etnólogo ou como ter anthropological blues. In: NUNES, E. (org). A aventura sociológica. RJ: Zahar, 1978.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Janeiro : LTC, 2008.- l.ed., IS.reimpr. - Rio de Janeiro. 1926.

INGOLD, Tim. Estar vivo: Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

LEAL, Ondina Fachel. Paisagem etnográfica: Imagens, inscrições e memória nos cadernos de campo.Iluminuras, v. 14, n. 34, 2013.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do pacifico ocidental: Um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1976. (Original publicado em 1922).

MARTINS, José de Souza. Introdução. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo, Contexto, 2008.

NAKAÓKA ELIAS, Alexsânder. Por uma etnografia multissensorial. Revista Tessituras, v. 07, n. 02, 2019.

NAKAÓKA ELIAS, Alexsânder. Entre experiências e experimentações com nikkeis no Brasil. Revista Iluminuras, v. 25, n. 68, 2024.

NOVAES, Sylvia Caiuby. A construção de imagens na pesquisa de campo em Antropologia. In. Iluminuras, Porto Alegre, v. 13, n. 31, 2012, p. 11-29.

PAULA, H. A. Montes Claros sua história sua gente seus costumes. Vol. 1, Montes Claros: Editora Minas Gráfica, 1979.

REVISTA NOSSA HISTÓRIA MONTES CLAROS. Montes Claros: impressão gráfica Papel Bom. Ano 1. nº 2, 2000.

SAMAIN, Etienne. Ver e Dizer na Tradição Antropológica. Bronislaw Malinowski e a Fotografia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 2, 1995.

SILVA, Sandra Siqueira da. O Mercado Central de Montes Claros e o consumo dos bens alimentares: o patrimônio cultural como vetor do desenvolvimento local. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em desenvolvimento Social. UNIMONTES, 2012.

WAGNER, Roy. A cultura como criatividade (49-72). In. A Invenção da Cultura. São Paulo, Cosac & Naify, 2010.

WARBURG, Aby. Der Bilderatlas Mnemosyne (sob a direção de Martin Warnke e de Claudia Brink). Berlim: Akademie Verlag, 2000 [1929].

Downloads

Publicado

2025-04-28