HISTÓRIA, CULTURA E SERTÃO: O SERTANEJO NORTE-MINEIRO

Autores

  • Gy Reis Gomes Brito Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria das Graças Girardi Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Ciro Carlos Antunes Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/alt0502202307

Palavras-chave:

Sociedade, Cultura, Sertão, Ambiente

Resumo

Esta pesquisa versa sobre cultura e sertão no norte de Minas Gerais, tematizando as ricas manifestações culturais como as festas, as religiosidades em meio a um ambiente geográfico específico. A questão de pesquisa é: como as características geográficas do sertão norte-mineiro influenciam a identidade e as práticas sertanejas? O objetivo geral é analisar a interação entre cultura e sertão do norte de Minas Gerais explorando como suas características geográficas influenciam a identidade e o saber local. Os objetivos específicos são: investigar como as condições climáticas, geográficas do sertão afetam a atividade econômica e a subsistência da população local; analisar a influência da cultura sertaneja na vida cotidiana do sertão; explorar como o sertão, como cenário de desafios, contribui para a formação da identidade sertaneja, suas representações na literatura e na cultura popular. A pesquisa foi conduzida por meio da pesquisa qualitativa com análise textual e documental. Sendo assim, as características geográficas e culturais desse sertão desempenham um papel fundamental na formação da identidade. As condições climáticas adversas e a paisagem árida impactam nas atividades econômicas da população local, no entanto, a construção da identidade não se encontra apenas nos modos difíceis de viver, mas permanece solidificada nas palavras, nos gestos de pessoas determinadas, em espaços e tempos predeterminados para garantir, assim, a ligação entre profano e sagrado, e todo esse ambiente simbólico permanece entrelaçado nas rezas, benzeduras, nas oferendas, nas penitências para alcançar a graça da chuva, nos banhos de ervas do mato e nas festas. Assim, as conclusões finais destacam a importância de potencializar e valorizar a cultura sertaneja, reconhecendo-a como parte fundamental do patrimônio cultural brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gy Reis Gomes Brito, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Brasil

Maria das Graças Girardi, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS), Unimontes, Brasil

Ciro Carlos Antunes, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

 

Professor da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Brasil

 

Referências

AMANTINO, Márcia. O mundo das feras, os moradores do sertão oeste de Minas Gerais- Século XVIII. São Paulo: Annablume, 2008.

ARAÚJO, Alceu Maynard. [1959]. Populações Ribeirinhas do Baixo São Francisco. Rio de Janeiro: Serviço de Informação Agrícola, 2000.

BARROS, Souza. Cercas sertanejas: traços ecológicos do sertão pernambucano. Rio de Janeiro: Editora Massangana, 1959.

CAMINHA, Pero Vaz de. Carta de Pero Vaz de Caminha. A El-Rei D. Manuel Sobre o Achamento do Brasil. São Paulo: Martin Claret, 2002.

CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. Tradução: KlaussBrandiniGerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COSTA, João Batista de Almeida. Cultura, natureza e populações tradicionais: o Norte de Minas como síntese da nação brasileira. Revista Verde Grande. Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Prefeitura Municipal de Montes Claros - vol. 1, n. 2, 2005.

DENIS, F. [1955]. Brasil. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo e Livraria Itatiaia. Editora Ltda, 1980.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FREITAS DE JESUS, Álysson Luiz. O sertão oitocentista: violência, escravidão e liberdade no Norte de Minas Gerais - 1830–1888. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, 2005. (Dissertação de mestrado).

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989.

LENHARO, Alcir. As tropas da moderação (o abastecimento da corte na formação política do Brasil - 1808–1824). 2ª ed.. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisa de Editoraçao, 1993. (Biblioteca Cariosa; v. 25).

LIMA, Nísia T. Um sertão chamado Brasil. Rio de Janeiro: Revan: IUPERJ, UCAM, 1999.

MENDONÇA, Marcos Carneiro de. Correspondência do governador e capitão-general do estado do Grão-Pará e Maranhão Francisco Xavier de Mendonça Furtado: 1751–1759. 2ª ed.. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2005.

NAVARRO, Martín de Azpilcueta. Comentario resolutorio de câmbios: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid: Fundación Civismo, 1965.

NEVES, Erivaldo Fagundes. Uma comunidade sertaneja: da sesmaria ao minifúndio: um estudo de história regional e local. Salvador: EDUFBA. Prelo, p. 88.

PAULA, Hermes Augusto. Montes Claros sua história sua gente seus costumes. Coleção Sesquicentenária - Montes Claros: Editora Unimontes, 2009.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil. Companhia das Letras, 1997.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

RUTHERFORD, Jonathan. Identity Community, Culture, Difference. London: Lawrence &Wishart, 1984.

SAHLINS, Marshall; SERVICE, Elman (orgs.). Evolution and culture. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1988.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem às nascentes do Rio São Francisco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EdUSP, 1975.

SILVA, Célia Nonata. Territórios de mando – banditismo em Minas Gerais, século XVIII. Belo Horizonte: Crisália, 2007.

SILVA, Willian Sepúlveda. O cotidiano de tropeiros no Norte de Minas Gerais nas primeiras décadas do século XX. 2004, 38f. Monografia (Graduação) - Curso de História - Universidade Estadual de Montes Claros. Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2003.

WOODWARD, Kathryn. “Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Identidade e Diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7–72.

Downloads

Publicado

2023-11-10