MULHERES NEGRAS E DE BAIXADA QUE PEDALAM: A BICICLETA COMO FACILITADORA PARA O ACESSO À CIDADE EM BELÉM DO PARÁ

Autores

  • Mayara Feitosa Teodoro Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Airely Neves Pereira Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.46551/alt0502202301

Palavras-chave:

Direito à cidade, Bicicleta, Mulheres, Etnografia da duração, Antropologia urbana

Resumo

O artigo em tela objetiva refletir como a bicicleta proporciona o direito à cidade a um grupo de mulheres que incentivam o uso da bicicleta em Belém do Pará. Para isso, foi feito uso dos pressupostos teóricos e metodológicos da etnografia da duração desenvolvida por Ana Luisa Rocha e Cornélia Eckert, trata-se de uma perspectiva que busca compreender as dinâmicas temporais e os processos de transformação em contextos sociais por meio de uma imersão profunda e prolongada no campo de estudo, características da pesquisa antropológica. As mulheres que pedalam conseguem acessar espaços da cidade que antes não eram acessados por ela, seja pela falta de transporte, seja por influência dos discursos violentos da cidade ou até mesmo a falta de dinheiro, assim, a bicicleta surge como a possibilidade delas se apropriarem autonomamente do espaço urbano. Nesse sentido, a mobilidade por bicicleta promove o direito à cidade, a liberdade que a bicicleta proporciona vem a partir da tomada da consciência de opressão, e assim, iniciar a ocupação, participação e a transformação dos espaços públicos, promovendo maior equidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Feitosa Teodoro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestranda em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFPA

Airely Neves Pereira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Filosofia – UFPA

Referências

APPADURAI, Arjun. Entrevista com Arjun Appadurai. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 23, p. 187-198, 2010.

AGIER, Michel. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo, Editora Terceiro Nome, 2011.

ALVES, Débora T. O. A poética da mulher prendada: prática artística como estratégia de agência feminina no espaço doméstico. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.

ALVES, Debora T. O. Mamangava Mulher. Goiânia: UFG, 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais - Bacharelado) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo: A Experiência Vivida. 2ª ed. São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1967.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. « O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever ». In O trabalho do antropólogo. SP, Unesp, 2000.

CARVALHO, A.P.S. A Lei Nacional da Mobilidade e as Novas Possibilidades de Promoção do Direito à Cidade no Brasil. In: Políticas Públicas e Direito à Cidade. Programa interdisciplinar de formação de agentes sociais. Organização: Santos Junior et. al. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017.

DANTAS, Luísa Maria Silva. As domésticas vão acabar?: narrativas biográficas e o trabalho como duração e intersecção por meio de uma etnografia multi-situada: Belém/PA, Porto Alegre/RS e Salvador/BA. 2016.

DE CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Artes de Fazer. Petrópolis, Vozes, 1994.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Documentos, 1969.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. Etnografia da duração: antropologia das memórias coletivas em coleções etnográficas. Porto Alegre: Marcavisual, 2013.

FORNECK, Maria Luiza; ZUCCOLOTTO, Silvana. Mobilidade das mulheres na Região Metropolitana de São Paulo. In: Revista dos Transportes Públicos – ANTP, Ano 19, 4º trimestre, 1996.

HARKOT, Marina Kohler. A bicicleta e as mulheres: mobilidade ativa, gênero e desigualdades socioterritoriais em São Paulo. Dissertação de mestrado, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

HANNERZ, Ulf. Explorando a cidade: em busca de uma antropologia urbana / Ulf Hanner; tradução de Vera Joscelyne. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, n. 5, p. 7-41, 1995.

JACQUES, Paola B. Elogio aos errantes. In: JEUDY, Henri Pierre; JACQUES, Paola B. (Orgs.). Corpos e cenários urbanos. Territórios urbanos e políticas culturais. Salvador: EdUFBA, 2006, pp. 117-140.

ILLICH, Ivan. Energia e equidade. In: LUDD, Ned. Apocalipse motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído / Ned Ludd, (org.); 2. ed. rev. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2005, p. 33-71.

MACHADO, Vivian da Silva Garelli. Mulheres em movimento: a bicicleta pela perspectiva de gênero na cidade de Niterói. 2019. 105 f. Dissertação. (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

MAGNANI, José Guilherme. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, ANPOCS / Edusp, vol. 17, nº 49, julho/2002, p.11-29.

MCGUCKIN, Nancy; MURAKAMI, Elaine. Examining trip-chaining behavior: A comparison of travel by men and women. In: Transportation Research Record, n. 1917, p. 79-85, 1999.

PBMB - PROGRAMA BRASILEIRO DE MOBILIDADE POR BICICLETA – BICICLETA BRASIL. Caderno de referência para elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades. Brasília: Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, 2007. Disponível em: http://www.ta.org.br/site/banco/7manuais/cadernosite2007xz.pdf. Acesso em: 02 jun 2023.

ROSENBLOOM, Sandra. The Need for Study of Women's Travel Issues. In: Transportation 7. Elsevier Scientific Publishing Company, Amsterdam: p. 347-350, 1978.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado, violência. Ministério Público do Estado da Bahia, 2004.

SANTUCCI, Natália de Noronha; FIGUEIREDO, Joana Bosak de. O feminino, o masculino e a bicicleta: paradigmas de gênero construídos no vestuário ocidental. In: Competência, Porto Alegre, RS, v.8, n.1, p. 17-33, jan./jul. 2015.

Downloads

Publicado

2023-11-10