WEBER E SIMMEL: COMPREENSÃO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA SOCIOLOGIA CLÁSSICA

Autores

  • Ana Cristina da Silva Martins Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/alt0502202308

Palavras-chave:

Revolução Industrial, Sociologia, Capitalismo, Racionalização, Sociedade

Resumo

Tendo em vista a evolução de correntes da teoria social contemporânea fica evidente um crescente interesse pelo estudo do indivíduo na compreensão dos fenômenos sociais, por isso o presente trabalho tem como desígnio explorar as condições históricas que possibilitaram o surgimento da Sociologia enquanto Ciência Social e sua contribuição para compreensão da sociedade contemporânea através de autores clássicos como Max Weber e Georg Simmel. Portanto analisamos as consequências advindas da Revolução Industrial, onde tem-se a necessidade de uma ciência que estude as ações dos indivíduos, haja vista que, após a Revolução Industrial, instaura-se um espírito europeu e a maneira de se pensar o mundo se modifica.  Os dados dessa pesquisa foram obtidos através de uma revisão bibliográfica, que implica na análise de dados secundários como revistas, livros e artigos. A pesquisa mostra que após as revoluções, a globalização se intensifica, o capitalismo é instaurado, e mudanças ocorrem na área política e religiosa. O catolicismo passa a não exercer tanta influência sobre a sociedade, devido a introdução do pensamento racionalista. Com isso evidencia-se nos estudos de Weber a categoria racionalização, e como o trabalho sofreu alterações, devido a transição do capitalismo tradicional para o contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina da Silva Martins, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Referências

ALVES, Cavalcanti et al. A individualidade em Simmel e Elias: contribuições teóricas para uma sociologia do indivíduo. Revista de Cultura e Política, núm. 101, pp. 259-290, 2017

BOTTOMORE, Thomas Burton, Introdução à Sociologia. 5 ed. Rio de Janeiro, Zahar; Brasília, INL, 1973.

CASTRO, Ana Maria Castro; et al. Introdução ao pensamento Sociológico: Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx e Talcott Parsons. São Paulo: Centauro, 2001.

CHERQUES, Hermano. Max Weber: o processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas. Revista de Administração Pública. p. 897 a 918. JUL./AGO. 2009

DOBB, Maurice; A evolução do Capitalismo. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

WEBER, Max Weber. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva; trad. de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa; rev. téc. de Gabriel Cohn, 4 ed. Brasília, 2015.

Downloads

Publicado

2023-11-10