HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA E INTRODUÇÃO À TEORIA SOCIOLÓGICA.

Autores

  • Tales Gandi Veloso de Andrade Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46551/alt0501202306

Palavras-chave:

Sociologia, História da Sociologia, Teoria sociológica, Clássicos, Contemporâneos

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma breve análise sobre o nascimento e consolidação da sociologia como uma ciência moderna. Para isso, discute-se a contribuição dos seus pais fundadores, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber; identifica-se categorias fundamentais da análise sociológica; o pensamento de alguns dos sociólogos contemporâneos; e a gênese dessa ciência em solo brasileiro. Tendo em vista esse percurso, este estudo se baseia em métodos qualitativos de pesquisa, sustentados, especialmente, pela revisão sistemática de literatura, através de obras clássicas e contemporâneas relevantes à essa discussão. Dentre os resultados, percebe-se ser possível estabelecer um diálogo entre os pensadores clássicos que, por sua vez, são fundamentais no pensamento de autores contemporâneos. Além disso, é possível identificar a importância de certas categorias de análise, que buscam explicar a sociedade moderna e capitalista. Este artigo, portanto, pretende contribuir como uma forma de introdução ao estudo da sociologia, em especial para acadêmicos dos períodos iniciais das ciências sociais, mas, também, para forasteiros e curiosos que almejam conhecer o universo da sociologia e o seu campo de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tales Gandi Veloso de Andrade, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil.

Graduando do 7º Período do curso de Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); profissional técnico em Enfermagem, pela Unimontes, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e MedioTec; Pesquisador junto ao Núcleo de Estudos Espaço Feminino (NEFE), da Unimontes, e bolsista de Iniciação Científica (IC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Referências

DURKHEIM, E. Sociologia e Filosofia. Rio de Janeiro-São Paulo: Companhia Editora Forense, 1970.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.

FERNANDES, F. A sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1976.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em <https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835>. Acesso em: 21 de abr. 2023.

HUNT, E. K.; LAUTZENHEISER, M. História do Pensamento Econômico: uma perspectiva crítica. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

HOBSBAWM, E. A Era das Revoluções, 1789-1848. 46 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

MACHADO, I. J. R.; AMORIM, H.; BARROS, C. R. Sociologia Hoje: ensino médio. 2 ed. São Paulo: Ática, 2016.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2017.

QUINTANEIRO, T.; OLIVEIRA, M.; OLIVEIRA, M. Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

VEDOVATE, F. C. (Org.) et al. Sociologia em Movimento. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2016.

WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 4 ed. Brasília: Editora UNB, 2009.

Downloads

Publicado

2023-06-29