TEORIA DA DEPÊNDENCIA EM FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E RUY MAURO MARINI:

uma aplicação prática à economia ecológica.

Autores

  • Júnio Matheus da Silva Cruz Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46551/alt0501202305

Palavras-chave:

Fernando Henrique Cardoso, Ruy Mauro Marini, Teoria da Dependência, Economia Ecológica, Sociologia Econômica

Resumo

O presente trabalho passa por três frentes de análise, sendo uma de trazer à luz o conceito de Teoria da Dependência a partir do trabalho de Fernando Henrique Cardoso, com orientação Weberiana, o mesmo conceito para Ruy Mauro Marini, de escola Marxista, e realizar uma análise de um campo novo na Ciências Econômica que é a Economia Ecológica, dedicada a estudar os recursos naturais e a intervenção do homem nestas. A discussão passou por apresentar os conceitos de cada um dos autores, e também um panorama geral da Economia Ecológica, para em seguida dialogar com os três mostrando como impactos ambientais e situações de exploração de recursos naturais nos países tidos como periféricos podem ser explicados pela Teoria da Dependência, não somente por um viés, mas tendo uma visão ampla dos conceitos desta e suas várias vertentes, onde cada uma consegue contribuir a um resultado importante de pesquisa. A conclusão mais importante que se chegou no mesmo é como o processo de exploração do trabalho e dos recursos naturais no terceiro mundo deixam um rastro de pobreza, subdesenvolvimento e colapso ambiental para as populações locais a partir de problemas na balança de pagamentos e preços desfavoráveis a estes países, e como as instituições são coniventes com este processo a partir do alinhamento da burguesia internacional com a elite terceiro-mundista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnio Matheus da Silva Cruz, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil.

Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Ribeirão das Neves. Bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário UNICESUMAR - Polo Ribeirão das Neves. Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Pitágoras Unopar - Polo Ribeirão das Neves. Mestrando em Desenvolvimento Social pelo PPGDS/UNIMONTES.

Referências

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org). Métodos De Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

MARTINS, Carlos Eduardo; VALENCIA, Adrián Sotelo. Teoria da dependência, neoliberalismo e desenvolvimento: reflexões para os 30 anos da teoria. Lutas sociais, n. 7, p. 115-130, 2001.

NETO, João Machado Borges. Ruy Mauro Marini: dependência e intercâmbio desigual. Crítica marxista, v. 33, p. 83-104, 2011.

Portes, Márcio Rosa, Ananias, Sandro Patrício, Cruz, Júnio Matheus da Silva, & Meira, Maria Vitória dos Santos. (2022). GOVERNANÇA PÚBLICA E ECONOMIA ECOLÓGICA: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES. Revista Inovação Social, 3(2), 1–19. https://doi.org/10.5281/zenodo.6504211.

SILVA, Gustavo Javier Castro. A teoria da dependência: reflexões sobre uma teoria latinoamericana. [s.l.]: 2010.

Downloads

Publicado

2023-06-29