AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

RELATOS DO PROJETO DE EXTENSÃO “A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E O SUL DE MINAS"

  • Zara Rego de Souza Universidade Federal de Alfenas / UNIFAL-MG
  • Samira Cristina Silva Pereira Universidade Federal de Alfenas / UNIFAL-MG
  • Marcelo Rodrigues Conceição Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
Palavras-chave: Educação; Relações Étnico-Raciais; Imaginação Sociológica.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as Relações Étnico-Raciais
(RER) nas instituições básicas de ensino, por meio da utilização de dados e relatos de
experiências obtidos em um Projeto de Extensão da UNIFAL-MG. Em um
levantamento feito com 80 estudantes do ensino médio de uma escola pública, onze se
autodeclararam negros, mas durante a aplicação do questionário, foi frequente o
questionamento: “qual é a minha cor”? Os seis estudantes que se autodeclararam negros
relataram terem sofrido racismo dentro da escola. Indaga-se sobre o impacto do debate
das RER, já que os estudantes duvidam de sua própria cor e grande parte dos que se
reconhecem como negros sofrem preconceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos
históricos. Tempo, vol. 12, nº 23, pp.100-122, 2007.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos
currículos. Currículo sem Fronteiras, vol. 12, nº.1, pp. 98-109, jan./abr. 2012.
IBGE. População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e
pretos. Disponível em: agencia-de-noticias/noticias/18282-pnad-c-moradores.html>. Acesso em 04 de maio de
2018.
MILLS, Charles Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores,
1982.
ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILLI, Chirley; SILVA, Paulo Vinícius B. Racismo em
livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e
Pesquisa, vol. 29, nº 1, p. 125-146, jan./jun. 2003.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha. Cidadania, Relações étnico-raciais e
educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, vol.
36, nº 3, p. 705-718, set./dez. 2010.
Publicado
2020-03-23
Seção
Artigos