Geoliteratura e Geopoética: Topofilia e Paisagem a partir da percepção do Menino em Campo Geral, de Guimarães Rosa

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520242466498

Palavras-chave:

Topofilia, Paisagem, Geopoética, Geoliteratura, Menino

Resumo

A geoliteratura e geopoética destacaram-se, desde 1980, nas abordagens geográficas, filosóficas e literárias advindas dos estudos do filósofo francês Merleau-Ponty, do poeta e filósofo francês Michel Collot acerca da categoria paisagem, nas contribuições de Yi-Fu Tuan concernentes ao lugar e outros estudos dos geógrafos humanistas cujas reflexões têm favorecido grandemente os estudos geoliterários. Na geoliteratura, as categorias geográficas dialogam com a prosa/poesia e adquirem uma significação que perpassa o recorte espacial puramente geográfico. Este artigo objetiva analisar literária e geograficamente a relação de comunhão com o lugar e paisagem a partir da percepção do menino protagonista da narrativa Campo Geral (1956), de Guimarães Rosa, mediante a revisão literária do referido conto e seu diálogo com os estudos dos mencionados autores, além de outros filósofos e geógrafos. Frente ao apagamento das memórias, das identidades com/nos lugares e às destruições das paisagens construídas e naturais, faz-se necessário resgatar estas categorias a partir do olhar da criança. Identificaram-se no conto as relações da criança com o lugar, nos aspectos: infante, infância, o lar, animais domésticos, fauna e flora do Cerrado, ensino/aprendizagem, tradições e brinquedos. Sob este prisma, a paisagem mostrou-se como elemento de autoconstrução do ser e estar no mundo.

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Biografia do Autor

Wagner Aparecido Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Geografia na Universidade Estadual de Montes Claros. Mestrando em Letras/Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Universidade Estadual de Montes Claros.

Ilca Vieira de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Mestrado em História Social da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000) e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Professora   no Programa de Pós-Graduação em Letras/ Estudos Literários ( PPGL/ Unimontes). Professora de Literatura Brasileira  no curso de Letras/Português na Unimontes.

Cássio Alexandre da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2014); possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (1995); é especialista em Geografia Regional do Brasil e Minas Gerais-UNIMONTES (1997) e em Turismo e Desenvolvimento Regional - Faculdades Integradas Pitágoras Claros-FIP/MOC (2003); mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES (2007). Professor do Departamento de Geociências e no Programa de P´ós-Graduação em Geografia (PPGEO- Unimontes).

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Publicado

2024-09-28

Como Citar

Silva, W. A., Oliveira, I. V. de, & Silva, C. A. da. (2024). Geoliteratura e Geopoética: Topofilia e Paisagem a partir da percepção do Menino em Campo Geral, de Guimarães Rosa. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 6(02), 466–498. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520242466498