DIALOGANDO SOBRE OS ESPAÇOS PÚBLICOS E AS CIDADES NORTE MINEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520192318

Resumo

Os espaços públicos estão inseridos nesse contexto de cidade capitalista, como partícipe do jogo de interesses na organização e produção da cidade. Estes espaços possuem grande importância na conjuntura urbana e na sociedade contemporânea, pois constituem espaços de integração, como também, nos apresenta diferentes manifestações no decorrer de sua produção e seus usos. Diante disso, o presente trabalho busca compreender a dinâmica de uso e apropriação destes espaços públicos na cidade média de Montes Claros e a sua importância para valorização do solo urbano; para isso, adotou-se como caminho metodológico a revisão bibliográfica, o mapeamento dos valores de solo urbano, renda e localização destes espaços, posteriormente fez visitas a campo para validação dos dados e registro fotográfico. Por fim, salienta-se que é relevante compreendermos as apropriações e as variadas funções dos espaços públicos, sua acessibilidade, manutenção, seus usos públicos ou com fins privados por determinados agentes produtores da cidade. Assim esses espaços refletem, normalmente, as características sociais e o contexto em que estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre de Bortolo, Universidade Estadual de Montes Claros

Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros –UNIMONTES –MG. Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unimontes.

Christiana de Castro Nogueira Alcântara, Universidade Estadual de Montes Claros

Bachareladaem Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais –PUC Minas, Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc –UNIFIPMoc, Metranda doPPGEO -Programa de Pós-Graduação em Geografiada Universidade Estadual de Montes Claros

Ramony Batista, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Licenciada em Geografia pela Unimontes, Mestre pelo PPGEO - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros e Doutoranda na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2020-02-03 — Atualizado em 2019-12-31

Versões

Como Citar

Alexandre de Bortolo, C., de Castro Nogueira Alcântara, C., & Batista, R. (2019). DIALOGANDO SOBRE OS ESPAÇOS PÚBLICOS E AS CIDADES NORTE MINEIRAS. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 1(02), 3–18. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520192318 (Original work published 3º de fevereiro de 2020)