A reescrita da História, a valorização do negro e a atualização das relações ancestrais no Norte de Minas

Autores

Palavras-chave:

Direitos emergentes, Quilombos, Comunidades negras rurais, Brejos dos Crioulos, Território

Resumo

A reescrita da História, a valorização do negro e a atualização das relações ancestrais no Norte de Minas de João Batista de Almeida Costa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista de Almeida Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

Membro do Conselho Editorial da REVISTA VERDE GRANDE. Doutor em Antropologia pela UNB - Universidade de Brasília. Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Social da UNIMONTES  Universidade Estadual de Montes Claros. Professor-pesquisador da UNIMONTES e da FUNORTE - Faculdades Unidas do Norte de Minas.

Referências

AGUIAR, Cynara Silde Mesquita Veloso de . Coronelismo em São João da Ponte (1946-1996). Montes Claros: Editora da Unimontes, 2002.

ARRUTI, João Maurício Andion . A emergência dos remanescentes.; Notas para o diálogo entre indígenas e quilombolas. In Mana 3(2):7-38, 1997.

BANDEIRA, Lourdes . Território negro em espaço branco. São Paulo: Brasiliense; Brasília: CNPq, 1988.

BORJAS, Manuel Chavez . Comunidade de memoria. Memoria metafórica de una localidad en el sertão brasileño. Brasília: Departamento de Antropologia/UnB, 1995. Tese de Doutoramento.

CEDEFES. Comunidade Brejo dos Crioulos demonstra resistência histórica e luta por seus direitos.. In. Quilombos Gerais, Ano I (4), Mar/Abr 2004, pp. 1. Centro de Documentação Elói Ferreira da Silva.

COSTA, João Batista de Almeida . Do tempo da fartura dos crioulos ao tempo de penúria dos morenos. Identidade através de rito em Brejo dos Crioulos (MG). Brasília: Departamento de Antropologia da UnB, 1999. Dissertação de Mestrado.Brejo dos Crioulos e a Sociedade Negra da Jaíba:novas categorias sociais e a visibilização do invisível na Sociedade Brasileira. In Pós . Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Ano V, 2001, pp 99-122.

Saber-se quilombola, ser quilombola: o enredamento de Brejo dos Crioulos (MG) nas tramas do aparelhamento estatal. Florianópolis: IV Reunião de Antropologia do Mercosul, GT1 Laudos Antropológicos, 2003, (mimeo).

COSTA, J. B. de A., Patrício, C. e Brito, V. E. de . Negros de Maravilha: abandonados e esquecidos, agora lembrados. Diagn óstico cultural, sócio-econômico e político. Montes Claros: FUNORTE, 2004 (no prelo).

COSTA SILVA, René Marc . Por onde o Povo Anda... A Construção da Identidade Quilombola dos Negros de Rio das Rãs. Brasília: Departamento de História, 1998. Tese de Doutoramento.

FAGUNDES, Giselle e MARTINS, Nahílson . Capítulos Sertanejos. Montes Claros: Vereda Viva, 2003.

GARCIA JR. A. e GRYNSZPAN,M. As Veredas da Questão Agrária e Enigmas do Grande Sertão. In

MICELI, S. (org.) . O que Ler na Ciência Social Brasileira, 1970-2002. São Paulo: ANPOCS, Sumaré: Brasília: CAPES, 2002, pp. 312-348.

GOMES, Flávio dos Santos. Quilombos do Rio de Janeiro no século XIX. In REIS, J.J. e GOMES, F. dos S. (orgs) Liberdade por um fio. História dos Quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, pp. 263- 290.

GUIMARÃES ROSA, João. Grande Sertão: Veredas. 30 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

HOBSBAWN, Eric, RANGER, Terence (orgs.) A Invenção das Tradições. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

MAURÍCIO, João Valle. Caminhos do Boi III. In Janelas do Sobrado. Memórias. Montes Claros: Arapuim, 1995.

NEVES, Antonino da Silva. Chorografia do Municí- pio de Boa Vista do Tremendal. Estado de Minas Gerais. In Revista do Arquivo Público Mineiro, Anno XIII. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1908, pp. 219-239.

O´DWYER, Eliane Cantarino. Remanescentes de quilombos na fronteira amazônica: A etnicidade como bandeira de luta pela terra. In Reforma Agrária. Revista da Associação Brasileira de Reforma Agrária, 3 (23), Set/Dez, 1993.

OLIVEIRA, João Pacheco . Uma Etnologia dos índios misturados´? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. In Mana 4 (1): 47-77, 1998. PRICE, Richard. Palmares como poderia ter sido. In Reis, J.J. e Gomes, F. S. (orgs.) Liberdade por um fio. História dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. A Formação e o Sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SCHWARZ, Roberto. Ao Vencedor as Batatas: Forma Literária e Processo Social nos Inícios do Romance Brasileiro. São Paulo: Duas Cidades, 1977.

SILVA BENTO, Maria Aparecida. Branqueamento e branquitude no Brasil. In Carone, I. e Silva Bento,M.A. Psicologia Social do Racismo. Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002, pp. 25-58.

TAUNAY, Affonso de Escragnolle. História Geral das Bandeiras Paulistas. São Paulo: Imprensa Oficial, 1948, 11 volumes.

Downloads

Publicado

2005-12-31

Como Citar

Costa, J. B. de A. (2005). A reescrita da História, a valorização do negro e a atualização das relações ancestrais no Norte de Minas. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 1(2), 12–27. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/5869