A CONCEPÇÃO DE MARX, ENGELS E GRAMSCI SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA

Autores

  • Graziela Donizetti dos Reis UNESP/ Franca

Resumo

 Este ensaio teórico objetiva apresentar sucintamente as aproximações e divergências teóricas dos autores Marx, Engels e Gramsci sobre a relação entre o trabalho e a educação. Serão indicados apontamentos sobre as distintas perspectivas, visando salientar que a dimensão educativa sempre esteve atrelada ao processo formativo voltado para o processo de produção do sistema capitalista. Por isso, os autores evidenciam a necessidade de se pensar outra forma de educação, a qual propicie o desenvolvimento humano da classe trabalhadora e não o desenvolvimento do capital. O estudo embasa-se na pesquisa bibliográfica e utiliza o materialismo histórico dialético.

Palavras chave: Trabalho. Educação. Classe trabalhadora.

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Referências

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Publicado

2020-04-03

Como Citar

Donizetti dos Reis, G. (2020). A CONCEPÇÃO DE MARX, ENGELS E GRAMSCI SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 3(2), 133–145. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/445