A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
Alunos com Deficiência. Brincadeiras. Educação Física Escolar. Jogos.Resumo
O presente estudo tem o objetivo de revisar a literatura sobre os jogos e brincadeiras utilizados na educação física escolar para o desenvolvimento psíquico, motor e social dos alunos com deficiências e sua inclusão no meio escolar e social. Trata-se de um estudo desenvolvido pela pesquisa qualitativa com revisão da literatura. Para tanto, foram realizadas pesquisas e buscas em obras impressas e digitais na língua portuguesa em bases de dados Scielo e LILACS. Os resultados indicam que a educação física escolar, ao favorecer a interação, o respeito à diversidade e o desenvolvimento integral dos estudantes, pode colaborar efetivamente para a promoção da inclusão escolar, enfrentando o preconceito e a exclusão, e colaborando para a formação de uma sociedade mais justa e equitativa. A discussão destaca que a educação física escolar, por meio de atividades lúdicas e adaptadas às necessidades individuais, contribui para a inclusão de todas as crianças, promovendo o respeito às diferenças e a construção de relações sociais mais justas e equitativas. A utilização de jogos e brincadeiras na educação física escolar é uma estratégia poderosa para a inclusão de crianças com deficiência, contribuindo para seu desenvolvimento físico, social e emocional. É crucial que as escolas e os sistemas educacionais reconheçam e apoiem a importância dessas práticas, oferecendo recursos e formação adequados para os educadores.
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