A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Enzio Souto das Virgens Unimontes
  • Marcus Vinicius da Silva Academia da Força Aérea

Palavras-chave:

Alunos com Deficiência. Brincadeiras. Educação Física Escolar. Jogos.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de revisar a literatura sobre os jogos e brincadeiras utilizados na educação física escolar para o desenvolvimento psíquico, motor e social dos alunos com deficiências e sua inclusão no meio escolar e social. Trata-se de um estudo desenvolvido pela pesquisa qualitativa com revisão da literatura. Para tanto, foram realizadas pesquisas e buscas em obras impressas e digitais na língua portuguesa em bases de dados Scielo e LILACS. Os resultados indicam que a educação física escolar, ao favorecer a interação, o respeito à diversidade e o desenvolvimento integral dos estudantes, pode colaborar efetivamente para a promoção da inclusão escolar, enfrentando o preconceito e a exclusão, e colaborando para a formação de uma sociedade mais justa e equitativa. A discussão destaca que a educação física escolar, por meio de atividades lúdicas e adaptadas às necessidades individuais, contribui para a inclusão de todas as crianças, promovendo o respeito às diferenças e a construção de relações sociais mais justas e equitativas. A utilização de jogos e brincadeiras na educação física escolar é uma estratégia poderosa para a inclusão de crianças com deficiência, contribuindo para seu desenvolvimento físico, social e emocional. É crucial que as escolas e os sistemas educacionais reconheçam e apoiem a importância dessas práticas, oferecendo recursos e formação adequados para os educadores.

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Publicado

2025-09-17

Como Citar

SOUTO DAS VIRGENS, Enzio; VINICIUS DA SILVA, Marcus. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR . RENEF, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 14–24, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/9240. Acesso em: 5 dez. 2025.