A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46551/rn20251622500112Palavras-chave:
Brincar, Desenvolvimento Motor e Cognitivo, Lúdico, Educação FísicaResumo
A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo, por isso, indispensável à prática educativa. Nas aulas de educação física o uso de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras despertam maior interesse e participação das crianças, estabelecendo um relevante papel no seu desenvolvimento. Este estudo possui como objetivo revisar a literatura sobre como o lúdico, utilizado na aula da Educação Física, contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças da Educação Infantil. Optou-se, para sua elaboração, pela pesquisa qualitativa com levantamento de dados realizado pela revisão da literatura em bases de dados: LILACS, BVS, Scielo, em obras com periodicidade de publicação de 2010-2023. Os achados utilizados indicam que o uso da ludicidade na educação física escolar, com estratégias bem elaboradas, pode resultar em diversos benefícios, proporcionando ganhos significativos tanto para o professor, quanto para a criança que levará esses ganhos por toda vida adulta. Conclui-se que a educação física por meio da ludicidade coloca as crianças como protagonistas em seu aprendizado e desenvolvimento, além de se firmarem como sujeitos de direitos. Dessa forma, o professor se torna o mediador neste caminho de construção de conhecimento, abandonando o ensino tradicional em que o saber era algo somente do professor. Portanto, a abordagem lúdica não apenas torna as aulas mais atraentes, mas também contribui, significativamente, no aprimoramento das habilidades motoras e cognitivas, promovendo um ambiente de aprendizado saudável e holístico.
Downloads
Referências
ARRAZ, F. M. A. Importância da Atividade Física na Infância. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, p. 0192-103, 2018. BRASIL. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. Brasília: MEC/INEP, Volumes I, III, 1998.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira. Disponível em: Base Legislação da Presidência da República - Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (presidencia.gov.br). Acesso em 24/01/24.
BARETTA, Rafael et al. Educação física na educação infantil: reflexões em torno dessa relação. 2012. Repositório Institucional da UFSC. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30406703.pdf. Acesso: 17 jan. 2024.
DA SILVA, João Carlos Ribeiro; PINHEIRO, Evelyn Golon Felix; SEDORKO, Clóvis Marcelo. A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor de crianças de 4 a 5 anos do ensino infantil. Anais da Jornada Científica dos Campos Gerais, v. 19, n. 1, 2021.
FARIA, Lauanda Costa et al. A educação física e sua contribuição para o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno através do lúdico. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 7, n. 2, p. 114-127, 2020.
GALANTE, Ada Cleide Alves. O brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infância. 2015. Tese de Doutorado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/8262. Acesso: 25 jan. 2024.
GALLAHUE, D. L. Educação Física desenvolvimentista para todas as crianças. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2008.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brincadeira e a educação física na pré- escola. Motrivivência, n. 9, p. 66-77, 1996.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora, 2017.
KNOB, Josiane. A educação física nas escolas de educação infantil do bairro do Capão Raso da cidade de Curitiba – PR. Monografia (licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física. 2004. V, 21 f. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/57664. Acesso: 25 jan. 2024.
MACIEL, Fernanda Bernardo. Pesquisa-intervenção com o grupo de 0 a 3 anos: o espaço educativo, as interações e a ludicidade. 2014. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/115472. Acesso: 18 jan. 2024.
MAIA, Divanalmi Ferreira; DE FARIAS, Álvaro Luís Pessoa; DE OLIVEIRA, Marcos Antônio Torquato. Jogos e brincadeiras nas aulas de educação física para o desenvolvimento da criança. Cenas Educacionais, v. 3, p. e8623-e8623, 2020.
MELZ, Júlia Inês. Atividades recreativas na educação física escolar: importância no desenvolvimento integral das crianças do 1o ciclo do ensino fundamental. Revista Educação Física UNIFAFIBE, Ano IV – n. 3 – dezembro/2015.
OLIVEIRA, Zilma de Ramos de. Jogo de papéis: um olhar para as brincadeiras infantis. Cortez Editora, 2017.
PEREIRA, Danilo Cesar; SILVA, D. S. A importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. EDUCERE – Revista da Educação, v. 21, n. 1, p. 111-130, 2021.
PIAGET, JEAN. A formação do símbolo da criança. 3°ed. Rio de Janeiro. Zahar, 1978.
PIAGET, JEAN. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
SANTOS, Nilza Rosa dos. Desenvolvimento motor e alfabetização: análise da intervenção pedagógica dos professores generalista e de educação física. 2012. xi, 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Ariquemes, 2012.
TEIXEIRA, Ana Paula Soares. A importância do lúdico nas aulas de Educação Física na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13173. Acesso: 18 jan. 2024.
Publicado
Versões
- 2025-06-11 (4)
- 2025-05-21 (3)
- 2025-05-20 (2)
- 2025-05-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RENEF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.