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NOVOS OLHARES A RESPEITO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA NATAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

10.46551/rn2020101500037

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino. Pedagogia. Natação.

Resumo

O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre o processo de ensino aprendizagem em natação e consequentemente responder a seguinte pergunta: A pedagogia da natação apresenta conteúdo empírico relevante? Metódos: Foram analisados e lidos na integra artigos publicados entre os anos de 2010 a 2019 nos idiomas português e inglês, nas seguintes bases de dados: SCIELO e ERIC. Resultados: Antes da iniciação aos quatro nados culturalmente determinados os aprendizes deverão dominar fundamentos básicos do nadar e de outros nados alternativos. Os aprendizes deverão apresentar controle do próprio corpo em meio aquático e domínio em manipulação de objetos durante a propulsão, para que consigam ter êxito em técnicas especializadas. Conclusão: Esta revisão sistemática tem como propósito abordar princípios e fundamentos para que o professor que se dedica a iniciação em esportes aquáticos possa desconstruir sua programação de ensino voltada apenas aos quatro nados culturalmente determinados. Devemos apresentar outros caminhos pedagógicos que devem ser trilhados favorecendo o reconhecimento e a interpretação das demandas da tarefa pelo aprendiz, desta forma os novatos apresentarão controle do próprio corpo e do ambiente que estiverem inseridos de forma satisfatória.

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Biografia do Autor

Leonardo Geamonond NUNES, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Sou natural de Campos Altos - MG. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2018). Graduado em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá - (2007). Foi técnico da equipe de Natação Minas Paralímpica em Araxá-MG, por dois anos (2006/2007). Membro do grupo de estudos e pesquisas NEAFISA/UFTM. Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, atuando nos temas de ensino: Esportes Aquáticos e Psicologia do Esporte. O Campo de Investigação é com ênfase em Psicologia do Esporte, atuando sobre os temas: Processos cognitivos (Emocionais, Motivacionais, Psicossomáticos e Sociais) envolvidos no Exercício Físico e no Esporte.

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Publicado

2020-06-25 — Atualizado em 2020-06-28

Versões

Como Citar

NUNES, Leonardo Geamonond; FRANCO, Raquel. NOVOS OLHARES A RESPEITO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA NATAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA. RENEF, [s. l.], v. 10, n. 15, p. 15–24, 2020 [2020]. DOI: 10.46551/rn2020101500037. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/882. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos