A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Nelziane Aparecida Lopes Rodrigues Unimontes
  • Marcus Vinicius da Silva Academia da Força Aérea

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn20251622500116

Palavras-chave:

Relação professor-aluno, Afetividade, Desenvolvimento integral

Resumo

Este artigo investiga a relação entre professor e aluno nas aulas de Educação Física, enfatizando sua influência no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é analisar como fatores afetivos e metodológicos impactam o desenvolvimento integral dos alunos. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica integrativa, com a seleção de 11 artigos publicados entre 2010 e 2023. Os principais resultados revelaram que a interação professor-aluno é crucial, promovendo um ambiente de empatia e diálogo, o que facilita a aprendizagem e o respeito mútuo. Além disso, a afetividade foi identificada como um elemento essencial para o interesse dos alunos nas atividades. A conclusão aponta que a relação saudável entre professor e aluno não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, tornando o ambiente escolar mais acolhedor e eficaz. Portanto, recomenda-se que os educadores de Educação Física adotem práticas que priorizem essa interação, promovendo um ensino que atenda às necessidades individuais e coletivas dos estudantes, contribuindo assim para uma formação mais completa e crítica.

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Publicado

2025-05-20 — Atualizado em 2025-06-11

Versões

Como Citar

APARECIDA LOPES RODRIGUES , Nelziane; VINICIUS DA SILVA, Marcus. A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 46–55, 2025. DOI: 10.46551/rn20251622500116. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/8781. Acesso em: 15 ago. 2025.