EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AUTISMO: UM OLHAR VOLTADO PARA A INCLUSÃO

Autores

  • Bárbara Alves e Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Paulo Vitor Antunes Fonseca Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos
  • Betania Maria Araujo Passos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Educação Física. Autismo. Inclusão.

Resumo

O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica do desenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. As aulas de educação física com sua diversidade de conteúdos: esportes, danças, lutas, ginásticas, jogos e brincadeiras, podem contribuir de maneira significativa no desenvolvimento de crianças com TEA ao incluí-las nas aulas. O presente estudo tem como objetivo enfatizar a importância da inclusão de crianças com TEA nas aulas de educação física. Justifica-se a sua realização, uma  vez que são frequentes os casos de discriminação à pessoas autistas no que se refere a inclusão. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura. O estudo se insere na pesquisa. A partir da lei Berenice Piana – lei federal nº12. 764, as pessoas com TEA passaram a classificadas como “pessoas com deficiência” o que garantiu aos mesmos mais direitos. Um deles é assegurado pela lei federal 13.146 - lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência, na qual a educação é um direito da pessoa com deficiência e os sistemas de ensino devem assegurar meios para o desenvolvimento de habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais. Ou seja, tais habilidades podem ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física, uma vez que as atividades físicas melhoram a coordenação motora, o equilíbrio e a condição cardiovascular, enquanto também desenvolvem a autoestima e a autoconfiança. Além disso, favorecem as habilidades sociais, através da socialização com os colegas. Para que essa inclusão aconteça de maneira eficaz é necessário que o professor adote estratégias pedagógicas diferenciadas, como comunicação clara, instruções visuais e rotinas previsíveis, para garantir uma experiência inclusiva e positiva. Portanto, a inclusão de alunos com TEA nas aulas de educação física é fundamental para promover a igualdade de oportunidades educacionais. Por meio dos conteúdos da educação física, é possível proporcionar um ambiente que não apenas atenda às necessidades individuais dos alunos autistas, mas também enriqueça suas vidas através da atividade física, assegurando assim seus direitos e contribuindo no desenvolvimento integral.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

ALVES E SILVA, B.; VITOR ANTUNES FONSECA, P.; MARIA ARAUJO PASSOS, B. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AUTISMO: UM OLHAR VOLTADO PARA A INCLUSÃO. RENEF, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 60–61, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7300. Acesso em: 13 maio. 2024.

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