RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Ellen Thais Cordeiro Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Iara Lúcia Teixeira Ogando Silveira Escola Estadual Américo Martins
  • Betania Maria Araujo Passos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Residência Pedagógica. Educação Física. Formação de Professores.

Resumo

A Residência Pedagógica é uma etapa fundamental na formação inicial de professores, proporcionando uma vivência prática e reflexiva da docência, o que pode impactar positivamente na atuação dos futuros professores. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar a importância do programa de Residência Pedagógica na formação de professores em Educação Física. A metodologia dessa investigação consiste em uma reflexão teórica baseada em revisão de literatura, onde buscou-se analisar documentos e relatos de experiência, sobre a contribuição do programa Residência Pedagógica na formação do docente em educação física. Os dados coletados foram analisados qualitativamente relacionando-se à percepção dos acadêmicos sobre a prática na Residência Pedagógica com a contribuição desta prática para a formação do docente. Os resultados foram discutidos em relação à literatura existente sobre o tema, buscando compreender o impacto da Residência Pedagógica na formação de professores de Educação Física e sua contribuição para a escola. Foi observada elevada importância do programa de Residência Pedagógica na formação do profissional de Educação Física e foi exposto também como essa experiência da pratica pôde contribuir para o desenvolvimento de resultados de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas na escola. Contudo, percebe-se que a formação de professores de Educação Física é um aspecto essencial para garantir a qualidade do ensino e a promoção processo ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

THAIS CORDEIRO SILVA, E.; LÚCIA TEIXEIRA OGANDO SILVEIRA, I.; MARIA ARAUJO PASSOS, B. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 50–51, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7295. Acesso em: 10 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>