JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Tassila Raissa Eleuterio da Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Luane de JesusSantos Barbosa Alves Escola Estadual Vereador Francisco Tofani
  • Amario Lessa Junior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

 Os jogos e brincadeiras são atividades lúdicas que cumprem a importante função de desenvolver diversas habilidades exercitando sua criatividade e a imaginação para a resolução das tarefas propostas. O presente estudo tem como objetivo discutir a importância dos jogos e brincadeiras na vida das crianças, tanto na vivência coletiva, cognitiva, motora e no desenvolvimento da imaginação. O estudo utilizou de pesquisa descritiva com revisão de literatura, onde os conteúdos foram pesquisado na plataforma Google acadêmico usando os seguintes descritores, jogos e Brincadeiras, Educação Física. Ensino-Aprendizagem. Foram selecionado três artigos que atenderam aos descritores além de informações oriundas de sites educacionais. Nos estudos foram abordado o conceito de Jogos e Brincadeiras em suas diferentes culturas; mostrando como funciona o processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento físico daquela criança; as contribuições dos Jogos e Brincadeiras na vida das crianças e o papel do educador durante as praticas. Sendo assim a pesquisa mostrou que os jogos são utilizados como ferramentas de auxílio para proporcionar um aprendizado mais prazeroso às crianças levando em consideração os alunos que estão aprendendo e a criatividade do profissional, tendo como recurso pedagógico os Jogos e Brincadeiras a fim de provocar um impulso natural da criança, ou seja, o esforço espontâneo dos mesmos.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

RAISSA ELEUTERIO DA SILVA, T.; DE JESUSSANTOS BARBOSA ALVES, L.; LESSA JUNIOR, A. JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 2–3, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7263. Acesso em: 28 abr. 2024.