EDITORIAL

Autores

  • Amario Lessa Junior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Geraldo Magela Durães Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

É com grande prazer que fazemos chegar às mãos dos leitores e leitoras da RENEF – Revista Eletrônica Nacional de Educação Física este exemplar, que trata da temática da educação física e áreas afins. A ideia de divulgar e difundir estes temas atuais da Educação Física a partir da constatação de que os professores(as) e estudantes, que atuam nos níveis de ensino fundamental e médio, e que participam de cursos de pós graduação latu e stricto sensu.

O primeiro artigo trata das lutas na educação física escolar utilizada como auxilio no processo pedagógico trabalhando aspectos psicomotores e afetivos. No entanto ainda há precariedade de estudos relacionados à temática, e um certo preconceito com relação a violência. Objetivo do estudo foi de verificar a percepção dos alunos a respeito das lutas como conteúdo da educação física escolar. O estudo é do tipo descritivo, quali-quantitativo e de corte transversal, sendo utilizada uma amostra de 800 escolares de 11 a 14 do ensino fundamental na cidade de Montes Claros - MG.

O segundo vem com a temática relacionada ao profissional de Educação Física, onde este deve estar qualificado, e sentir-se preparado para trabalhar os conteúdos da disciplina com os alunos dentro das escolas. O objetivo desse estudo é averiguar a perspectiva dos acadêmicos do curso de Educação Física quanto a sua qualificação acadêmica para atuar no ensino básico. Esse estudo caracteriza-se como qualitativo e foram utilizados dois grupos focais, composto por seis perguntas.

O terceiro aborda um tema muito solicitado entre praticantes de musculação que discute o uso de suplementos alimentares; O objetivo da pesquisa foi verificar o perfil socioeconômico dos usuários de suplementos alimentares praticantes de musculação. A pesquisa foi realizada com uma população composta por indivíduos acima de 18 anos frequentadores e praticantes de musculação independente de gênero.

O quarto artigo trata da questão do esporte competitivo onde o tênis de campo, que é considerado um esporte cuja prática está atrelada ao ambiente social, a fatores socioeconômicos e a diversidade e complexidade motora para a execução dos seus movimentos uma vez que exige a integração de diferentes características fisiológicas e psicológicas, entretanto, esse contexto distância os jovens dessa prática, levando ao abandono precoce da prática competitiva da modalidade. Tendo esse conhecimento a pesquisa realizada objetivou analisar os fatores que motivam jovens atletas de tênis de campo a desistirem da prática competitiva da modalidade. Para tanto, adotou-se a metodologia quantitativa do tipo descritiva.

E o último artigo desta edição teve como objetivo apresentar o papel do profissional de educação física no Sistema único de saúde (SUS) brasileiro. No Brasil, os esforços para se criar e executar um sistema de saúde universal, que seja acessível e de qualidade para todos, vem sendo debatido e reformulado ao longo dos anos. As manifestações corporais e esportivas distribuídas entre atividades e exercícios físicos sistematizados dentro do SUS, são de suma importância para a melhora nos aspectos que envolvem a qualidade de vida da população. Diante disso, o SUS por meio de ações e estratégias, tem procurado ampliar e desenvolver intervenções relacionadas à Educação Física como tratamento preventivo de algumas doenças crônicas, evidenciando um papel de grande importância do profissional de Educação Física.

Apresentamos também dois resumos um de dissertação de mestrado e outro de tese de doutorado onde serão abordados os temas sobre O lazer e qualidade de vida urbana: análise a partir da distribuição de equipamentos públicos para vivência físico-esportiva. O tema da qualidade de vida urbana tem sido uma problemática emergente que interfere no presente e no futuro das cidades, fortalecido pela crescente sistematização de indicadores que buscam mensurar diversos aspectos que influenciam o bem-estar da população nas diferentes regiões das cidades, auxiliando o direcionamento de ações de planejamento e de políticas públicas no âmbito urbano, e o outro sobre  A prevalência de dislipidemia em adolescentes da rede pública de ensino estadual da cidade de Montes Claros – MG , cujo o objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de dislipidemia em adolescentes matriculados no sistema público de ensino estadual da cidade de Montes Claros – MG e verificar os fatores associados

Por fim, é com alegria que apresentamos este número da Revista RENEF – Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, com os preciosos trabalhos acima apresentados, sendo, cada um deles, claramente fruto de muita pesquisa e estudo.

 Amário Lessa Júnior e Geraldo Magela Durães

Editores - RENEF

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-24

Como Citar

LESSA JUNIOR, A. .; MAGELA DURÃES, G. EDITORIAL. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 1, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/601. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial