A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO ENSINO INFANTIL

Autores

  • Amanda Versiani Barbosa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Walduck Ricerio Leite Amaral Escola Estadual Professor Alcides de Carvalho
  • Amario Lessa Junior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Desenvolvimento motor. Habilidades motoras fundamentais. Educação Física.

Resumo

O objetivo deste estudo foi averiguar os efeitos de diferentes contextos no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e no crescimento somático de crianças no ensino infantil. Participaram deste estudo 50 crianças: 25 fizeram educação física com o professor da área e 25 crianças fizeram atividades com o professor responsável pela turma. Crianças foram avaliadas no início e final do ano letivo quanto aos dados antropométricos, dobras cutâneas, medidas de atividade física e realizaram os sub-testes do TGMD-2. No início do ano letivo, nenhuma diferença foi tida entre os grupos. No final do ano letivo, crianças que fizeram atividades com o professor da sala apresentaram redução no nível de atividade física, enquanto que as crianças que fizeram educação física com o professor oficial da disciplina apresentaram manutenção no nível de atividade física e melhor desenvolvimento das habilidades motoras. O envolvimento em diferentes contextos de aulas de educação física não é suficiente para promover alteração somática em crianças ao longo do ano letivo. Entretanto, educação física com o professor oficial melhora o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e promove manutenção do nível de atividade física em crianças no ensino infantil.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

VERSIANI BARBOSA, A.; RICERIO LEITE AMARAL, W.; LESSA JUNIOR, A. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO ENSINO INFANTIL: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 30–31, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7277. Acesso em: 10 maio. 2024.