A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Márcia Eloiza Aaraújo Catone UNIMONTES
  • Maria Clara Catone Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcos Antônio de Araújo Leite Filho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ludicidade. Ensino Fundamental. Anos Iniciais. Desenvolvimento Infantil.

Resumo

O Ensino Fundamental nos Anos Iniciais é a continuidade do Ensino Infantil tendo como proposta atender aos interesses e às necessidades das crianças. O artigo se refere à importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor infantil, buscando contribuir para o desenvolvimento. O objetivo geral foi investigar a importância do lúdico para o desenvolvimento psicomotor das crianças, tendo como objetivo específico identificar os jogos e as brincadeiras como um fator importante para o desenvolvimento psicomotor da criança de 6 a 11 anos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, que foi utilizada como técnica de coleta a entrevista semiestruturada, realizada com professores de Pedagogia e Educação Física do Fundamental I de duas escolas da Rede Estadual no Município de Monte Azul-MG, sendo os dados coletados e interpretados por meio de análise de conteúdo. Como resultados, a Educação Física contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras, além de proporcionar uma qualidade de vida. O lúdico inserido no ensino colabora com o cognitivo e emocional da criança. A inserção de atividades lúdicas contribui com o processo de aprendizagem ao aumentar o interesse do aluno pelos conteúdos aplicados por professor e escolas, esses que possuem uma função crucial no desenvolvimento. Conclui-se que a inserção do lúdico no contexto escolar é fundamental para a criança em sua fase de desenvolvimento em razão de contribuir com a formação do seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Cláudia Regina Lindgren; BRAGANÇA, Lídia Lourenço Cunha; LEMOS, Stela Maris Aguiar. Estudo perfil comunicativo de crianças de 4 a 6 anos na educação infantil. Rev. CEFAC. v. 16, n. 4, p. 1273-1274. Jul./Ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rcefac/v16n4/1982-0216-rcefac-16-4-1273.pdf . Acesso em: 07 Abr. 2021.

BATISTA, Cleide Vitor Mussini; DUARTE, Bruna da Silva. DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Importância das Atividades Operacionais na Educação Infantil. ISBN 978-85-7846-319-9, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20E%20PRATICAS/DESENVOLVIMENTO%20INFANTIL.pdf. Acesso em: 07 Abr. 2021.

BIAZOTTO, Lillian. A brincadeira e o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Monografia de Especialização. Medianeira, 2014. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4396/1/MD_EDUMTE_2014_2_51.pdf. Acesso em: 05 Dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 16 Abr. 2021.

BUSINARO, Fernanda Pagotto. O papel do professor como mediador no desenvolvimento da Psicomotricidade Infantil. UNESP/FCL. Araraquara, 2019. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/pesquisa2/congressodeiniciacaocientifica2019/137_fernanda-pagotto-businaro.pdf. Acesso em: 05 Dez. 2021.

CARVALHO-BARRETO, André de. Resenha de livro: Bronfrenbrenner, U. (2011). Bioecologia do desenvolvimento humano: Tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed. Bol. Acad. Paulista de Psicologia. vol. 33, n. 84, Jan-Jun 2013, p. 195-198. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/946/94632386016.pdf. Acesso em: 09 Nov. 2021.

CÔGO, Marcela Marquartt; FIGUEREDO, Monara Braga. A importância da Educação Física no desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil. Nova Venécia, 2018. Disponível em: https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2019/04/a-importancia-da-educacao-fisica-no-desenvolvimento-psicomotor-na-educacao-infantil.pdf. Acesso em: 03 Dez. 2021.

FANTACHOLI, Fabiane das Neves. A importância do brincar na Educação Infantil. Maringá, 2009. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm. Acesso em: 03 Dez. 2021.

FARIA, Ana Júlia; MAZZONETTO, Frederico Witier. A importância da Educação Física no Ensino Infantil. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v. 20, n. 203, 2015. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd203/a-educacao-fisica-no-ensino-infantil.html. Acesso em: 16 Abr. 2021.

FERRO, Bruno Rogério; VIEL, Franciele Vanessa. A importância do lúdico nas séries iniciais no Ensino Fundamental. Revista Científica UNAR. Araras, 2019. v.18, n.1, p.109-129. Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol18_n1_2019/9_A_IMPORTANCIA_DO_LUDICO_NAS_SERIES_INICIAIS_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL.pdf. Acesso em: 05 Dez. 2021

GALLAHUE, David; OZMUN, John C.; GOODWAY, Jacqueline. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre, 7ª ed. AMGH, 2013. Disponível em: https://nesca.fmrp.usp.br/fatores-que-influenciam-o-desenvolvimento-motor/. Acesso em: 03 Dez. 2021.

GOMES, Kátila Fernanda. O lúdico na escola: atividades lúdicas no cotidiano das escolas do ensino fundamental I no município de Araras. Trabalho de Conclusão de Curso - UNESP. Rio Claro, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/119288/gomes_kf_tcc_rcla.pdf?sequence. Acesso em: 05 Dez. 2021.

JONER, Dirciane. A importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2011. Disponível em: http://www.isciweb.com.br/revista/366-a-importancia-dos-jogos-e-brincadeiras-no-desenvolvimento-da-crianca-na-educacao-infantil. Acesso em: 13 Out. 2021.

MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física infantil: inter-relações: Movimento, leitura, escrita. 2007. 2 ed. São Paulo: Phorte. Disponível em: https://issuu.com/phorteeditora/docs/final_ed_fis_infantil. Acesso em: 10 Nov. 2021.

OLIVEIRA, Gislene De Campos. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num Enfoque Psicopedagógico. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

MOTA, Carla Soares. Centro do Professorado Paulista. O brincar como possibilidade de expressão, imaginação, dos desejos e das criatividades. Disponível em: https://www.cpp.org.br/informacao/ponto-vista/item/8602-o-brincar-como-possibilidade-de-expressao-da-imaginacao-dos-desejos-e-da-criatividade. Acesso em: 22 Dez. 2021.

RIBEIRO, Lucineide de Cássia Borges; BARBOSA, Henrique Andrade; SOARES, Wellington Danilo. Resgate dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Revista Multitexto. 2017, v. 5, n. 2. p.73. Disponível em: http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/224/158. Acesso em: 27 Out. 2021.

RIOS, Pedro Paulo Souza; SILVA, Thaynara Oliveira da. O lúdico nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a brincadeira deve continuar. Universidade Estadual da Bahia. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID6544_01082018100933.pdf. Acesso em: 10 Nov. 2021.

SILVA, Benedita da Conceição Mendes; SOUZA, Lilian de Jesus Marques. A importância do lúdico na educação infantil. 2017. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-ludico-na-educacao-infantil.htm#indice_4. Acesso em: 10 Nov. 2021.

SILVA, Elaine Matos; ALMEIDA, Mirianne Santos de. A importância do lúdico no processo de desenvolvimento cognitivo da criança. Faculdades Integradas de Sergipe. 2016.

SILVA, Rafaela Quirino da; SILVA, Edvânia Soares. O brincar para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID12262_25092019233239.pdf. Acesso em: 03 Nov. 2021.

SOUZA, Juliana Martins; VERÍSSIMO, Maria de La Ó Ramallo. Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Catalão – GO, v. 23, n. 6, p. 1097- 104. Nov./Dez., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v23n6/pt_0104-1169-rlae-23-06-01097.pdf. Acesso em: 07 Abr. 2021.

SOUZA, Juliana Martins de. Desenvolvimento infantil: análise de conceito e revisão dos diagnósticos da NANDA-I. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-05112014-115040/publico/DOUTORADO_JULIANA_MARTINS_DE_SOUZA.pdf. Acesso em: 09 de Nov. 2021.

UNICEF. Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Artigo 3º. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente#:~:text=e%20ao%20adolescente.-,Art.,e%20um%20anos%20de%20idade. Acesso em: 07 Abr. 2021.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A Formação Social da Mente. São Paulo, 6ª ed. Martins Fontes Editora LTDA, 1998. Disponível em: https://pt.slideshare.net/marcaocampos/vigotsky-a-formacao-social-da-mente-cap-6-7-e-8. Acesso em: 03 Dez. 2021.

XAVIER, Juliana. A importância do desenvolvimento motor na primeira infância. Portal FIOCRUZ. 2018. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/importancia-do-desenvolvimento-motor-na-primeira-infancia. Acesso em: 03 Dez. 2021.

ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2005. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID12262_25092019233239.pdf. Acesso em: 03 Dez. 2021.

Publicado

2022-07-05

Como Citar

ELOIZA AARAÚJO CATONE, M. . .; CATONE BARBOSA, M. C. .; DE ARAÚJO LEITE FILHO , M. A. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 140–155, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5411. Acesso em: 1 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)