A RELEVÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Resumo

A Psicomotricidade é muito importante para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino e aprendizagem, nos aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sociocultural, de acordo com a realidade dos estudantes. Proporciona às crianças momentos de desenvolver as habilidades básicas, ampliando seu potencial motor. Nas aulas de educação física pode-se trabalhar com a psicomotricidade desenvolvendo as capacidades das crianças e também preparando-as para uma aprendizagem futura, adequada. Objetivo: Apresentar a relevância da psicomotricidade nas aulas de Educação Física e suas contribuições na Educação Infantil. A presente pesquisa tem caráter exploratório; será desenvolvida através de uma revisão bibliográfica de livros, artigos publicados e periódicos científicos. A educação psicomotora favorece de forma eficaz, o pleno desenvolvimento cognitivo e motor da criança, sendo desenvolvida através de atividades lúdicas que favorecem o desenvolvimento de habilidades e da criatividade das crianças. A Educação Física tem papel significante na Educação Infantil, pois ela possibilita às crianças experiências por meio de situações que elas mesmas sejam capazes de criarem, imaginarem, descobrirem novos movimentos, reconstruir ideias sobre os movimentos e suas ações. Constata-se que a psicomotricidade, na Educação Infantil, é de grande relevância pois é trabalhada de maneira expressiva e está ligada diretamente com o corpo e mente da criança, contribuindo para a evolução de todas as etapas de seu processo de desenvolvimento.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

LIMA, Luis Antonio Portes; ALVES CARIBÉ DA CUNHA, Alexandre. A RELEVÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RENEF, [s. l.], v. 5, n. 5, p. 156–166, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5217. Acesso em: 9 out. 2024.