AS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Sany Mariane Barbosa de Abreu Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Carla Chagas Ramalho Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica com fins deanálisedas questões de gênero nas aulas de Educação Física, buscando compreender, como e se o gênero interfere na participação dos(das) alunos(as) nas aulas.Na maioria das vezes o corpo não pode realizar seus desejos e vontades por serem as normas estabelecidas para cada gênero, vistas como diferentes, com isso, restringindo os(as) alunos(as) que experimentem os movimentos e conteúdos da Educação Física por estarem ligados a um modelo hegemônico de atividades masculinas e femininas (CARVALHO, 2018). O gênero atravessa a prática docente de Educação Física, trazendo situações de igualdade e desigualdade presentes nas aulas (ALTMANN; AYOBA, AMARAL, 2011).Entendemos que a escola é um lugar propício para ocasionar situações com relação às questões de gênero a maioria delas ocorrem nas de Educação física, visto que o corpo é a ferramenta principal nas aulas de Educação Física é através dele que o(a) aluno(a) expressa as vontades apresentada pelo(a) professor(a). Este deve estar atento sobre essas questões balizadoras sobre as relações de gênero, auxiliando nas reduções de discriminações.

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Publicado

2020-01-17

Como Citar

MARIANE BARBOSA DE ABREU FONSECA, S. .; CHAGAS RAMALHO, C. AS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. RENEF, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 24, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/439. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Pedagógicos da Educação Física Escolar

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