AS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Sany Mariane Barbosa de Abreu Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Carla Chagas Ramalho Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica com fins deanálisedas questões de gênero nas aulas de Educação Física, buscando compreender, como e se o gênero interfere na participação dos(das) alunos(as) nas aulas.Na maioria das vezes o corpo não pode realizar seus desejos e vontades por serem as normas estabelecidas para cada gênero, vistas como diferentes, com isso, restringindo os(as) alunos(as) que experimentem os movimentos e conteúdos da Educação Física por estarem ligados a um modelo hegemônico de atividades masculinas e femininas (CARVALHO, 2018). O gênero atravessa a prática docente de Educação Física, trazendo situações de igualdade e desigualdade presentes nas aulas (ALTMANN; AYOBA, AMARAL, 2011).Entendemos que a escola é um lugar propício para ocasionar situações com relação às questões de gênero a maioria delas ocorrem nas de Educação física, visto que o corpo é a ferramenta principal nas aulas de Educação Física é através dele que o(a) aluno(a) expressa as vontades apresentada pelo(a) professor(a). Este deve estar atento sobre essas questões balizadoras sobre as relações de gênero, auxiliando nas reduções de discriminações.

Publicado
2020-01-17
Como Citar
Mariane Barbosa de Abreu FonsecaS., & Chagas RamalhoC. (2020). AS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Eletrônica Nacional De Educação Física, 2(2), 24. Recuperado de //www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/439
Seção
Estudos Pedagógicos da Educação Física Escolar