Educação ambiental e impactos ambientais: um estudo de caso do córrego Pai João em Montes Claros – MG

Autores

  • Eliane Ferreira Campos Vieira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Roney Soares Alves Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Welton Silva Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Warley Moreira Guerra Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a situação ambiental do córrego Pai João, que percorre a área urbana do município de Montes Claros, localizado no norte de Minas Gerais e apresenta-se bastante degradado por atividades como: deposição de esgotos sem tratamento e entulhos, inexistência de matas ciliares, urbanização e construção de estradas. Assim, como outros cursos d’água do município, a degradação do Córrego Pai João reflete anos de descaso e de conduta inadequada em relação ao trato com os recursos hídricos. Esse trabalho também focaliza a Educação Ambiental como um processo abrangente que busca despertar a consciência crítica sobre a problemática ambiental. A situação atual indica que somente um trabalho de educação ambiental que envolva toda a comunidade da microbacia será capaz de minimizar os danos ambientais e promover a preservação e recuperação das áreas degradadas ao longo do curso d’água.

Palavras-chave: Impactos ambientais. Corpos d’água. Educação ambiental. Córrego Pai João.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOTELHO, Rosangela Garrido Machado. Planejamento Ambiental em Microbacia Hidrográfica. In: GUERRA, A.J.T.; SILVA, A.S.; BOTELHO, R.G.M. Erosão e Conservação de solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

CUNHA, Sandra Baptista da; GUERRA, Antônio José Teixeira (organizadores); Avaliação e perícia ambiental- 2a Ed.- Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. 294p.

CUNHA, Alan Cavalcanti da et al. Monitoramento de águas superficiais em rios estuarinos do estado do Amapá sob poluição microbiológica. Boletim do museu Paraense Emilio Goeldi. Série Ciências naturais, Belém, v.1, n.1, p. 191-199, Janeiro-Abril. 2005.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 5° ed. São Paulo: Gaia, 1998. 400 p.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Editora Papirus, 1995. acesso em 22/03/2007.

PAULA, Hermes Augusto de Montes Claros sua historia, sua gente e seus costumes –Vol. 1, 1979, P. 68.

SOARES, Angélica Garcia, SIMÕES, Eduardo Jorge Machado, OLIVEIRA, Ely Soares de VIANA, Haroldo Santos (organizadores). Projeto São Francisco: caracterização hidrogeológica da microrregião de Montes Claros. Belo Horizonte: SEME/COMIG/CPRM, 2002.Http: // WWW.CPRM.GOV.BR

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2010

Edição

Seção

Artigos