Apresentação do Dossiê - "A pesquisa no Profletras: formações e ações no contexto escolar"

Autores

  • Prof.ª Dr.ª Maria da Penha Brandim de Lima Universidade Estadual de Montes Claros
  • Prof.ª Dr.ª Thaís Fernandes Sampaio Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Prof.ª Dr.ª Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros

Resumo

O sistema educacional brasileiro revela-se extremamente desafiador, em vários
aspectos. Nesse contexto, o profissional professor, figura essencial desse sistema,
encontra-se no cerne do enfrentamento a complexos desafios que, dentro e fora da sala de
aula, permeiam todas as dimensões do trabalho docente. Ao abordar o trabalho do
professor, neste momento, não se pode deixar de considerar, ainda, que os períodos
pandêmico e pós-pandêmico tornaram as preocupações mais intensas, pois defasagens de
aprendizagens foram aprofundadas e estão em foco em todos os níveis educacionais.
Diante de inúmeras adversidades – que envolvem, vale lembrar, distintas
dimensões, como políticas públicas, gestão governamental, valorização da docência,
entre outras –, encontramos profissionais que pesquisam, inovam e buscam,
incansavelmente, a melhoria da educação pública. Assumindo o processo de formação
continuada como valor intrínseco à profissão, professores, especialistas e pesquisadores
em geral têm realizado diversos estudos e apresentado propostas teórico-práticas voltadas
à melhoria da prática docente.
No âmbito do ensino e da aprendizagem das práticas de linguagem, ganha
destaque o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), gestado e organizado em
rede nacional, que desempenha, a partir de uma visão crítica do que acontece na sala de
aula, papel fundamental na análise e na proposição de intervenções a partir (e no
desenvolvimento) da própria prática docente.
Reconhecendo isso, apresentamos o dossiê A pesquisa no PROFLETRAS:
formações e ações no contexto escolar, que tem por escopo oportunizar a divulgação de
pesquisas que foram ou estão sendo realizadas no PROFLETRAS. O dossiê é constituído
por artigos que assumem perspectivas democráticas, progressistas e voltadas à cidadania
e às diversidades, considerando o desenvolvimento dessas pesquisas a partir de
abrangentes debates nos campos da linguística e da literatura, sem desconsiderar o
contexto político, estrutural e de gestão que, contraditoriamente, muitas vezes age como
força contrária no contexto pedagógico.
Ao propor este dossiê, consideramos a compreensão da Universidade como
espaço propício para a articulação de conhecimentos com a Educação Básica e sua
possibilidade de contribuição para a formação continuada de professores, na perspectiva
Montes Claros (MG), Brasil
v. 17, n. 19, p. 1-2, 2023
da atuação formativa no âmbito acadêmico, em nível de pós-graduação, por meio do
estudos de teorias contemporâneas, bem como a consequente análise crítica do sistema
escolar, das políticas públicas e da situação do ensino básico brasileiro.
Este dossiê também visa contribuir para o fortalecimento de princípios éticos,
voltados para a cidadania; de possibilidades de produção didático-pedagógica na
perspectiva de metodologias ativas e de práticas pedagógicas significativas para o ensino;
de instâncias de participação e mobilização social que visam à formação crítica; e do
desenvolvimento de habilidades linguístico-literárias voltados à vivência social.
Dessa forma, os trabalhos apresentados nessa coletânea representam o esforço de
professores de português perante o estudo, análise e proposição de alternativas para o
ensino de lingua(gem) na escola hoje. Representam, enfim, a disposição para a mudança,
com consistência teórico-metodológica e atitude reflexiva.

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Publicado

05.06.2023

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar