Apresentação do Dossiê - "A pesquisa no Profletras: formações e ações no contexto escolar"

Autores

  • Prof.ª Dr.ª Maria da Penha Brandim de Lima Universidade Estadual de Montes Claros
  • Prof.ª Dr.ª Thaís Fernandes Sampaio Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Prof.ª Dr.ª Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros

Resumo

O sistema educacional brasileiro revela-se extremamente desafiador, em vários aspectos. Nesse contexto, oprofissional professor, figura essencial desse sistema, encontra-se no cerne do enfrentamento acomplexos desafios que, dentro e fora da sala de aula, permeiam todas as dimensões do trabalhodocente. Ao abordar o trabalho do professor, neste momento, não se pode deixar de considerar, ainda, que os períodospandêmico e pós-pandêmicotornaramas preocupaçõesmais intensas,poisdefasagens de aprendizagens foram aprofundadase estão em foco em todos os níveis educacionais.

Diante deinúmeras adversidades –que envolvem, vale lembrar, distintas dimensões, como políticas públicas,gestão governamental, valorização dadocência, entre outras –, encontramos profissionais que pesquisam, inovam e buscam, incansavelmente, a melhoria da educaçãopública. Assumindo o processo de formação continuada como valorintrínseco à profissão, professores, especialistas e pesquisadores em geral têm realizado diversos estudos e apresentado propostas teórico-práticas voltadas à melhoria da prática docente.

No âmbito do ensino e da aprendizagem das práticas de linguagem, ganha destaque o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), gestadoe organizadoem rede nacionalpela Capes, que desempenha, a partir de uma visão crítica do que acontece na sala de aula,papel fundamental na análise e na proposição de intervenções a partir (e no desenvolvimento) da própria prática docente.

Reconhecendo isso, apresentamos o dossiê A pesquisa no Profletras: formações e ações no contexto escolar,que tem por escopo oportunizar a divulgação de pesquisas que foram ou estão sendo realizadas no Profletras.O dossiê, organizado em dois volumes,é constituído porartigos que assumem perspectivasdemocráticas, progressistas e voltadas à cidadania e às diversidades, considerando odesenvolvimento dessaspesquisas a partir deabrangentes debates nos campos da linguísticae da literatura, sem desconsiderar o contextopolítico, estrutural e de gestãoque, contraditoriamente,muitas vezes age como força contrária no contexto pedagógico.

Ao propor estedossiê,consideramosa compreensão da Universidade como espaço propício para a articulação deconhecimentos com a Educação Básica e suapossibilidade de contribuiçãopara a formação continuada de professores, na perspectiva da atuação formativa no âmbito acadêmico,em nível de pós-graduação, por meio doestudos de teorias contemporâneas, bem como aconsequente análise crítica do sistema escolar, das políticas públicas eda situação do ensino básico brasileiro.

Este dossiê também visacontribuir para o fortalecimento deprincípios éticos,voltados para a cidadania; depossibilidadesde produção didático-pedagógica na perspectiva demetodologias ativas e depráticas pedagógicas significativas para o ensino; deinstânciasde participação emobilização socialque visam àformação crítica;e do desenvolvimento de habilidadeslinguístico-literárias voltados à vivência social.

Dessa forma, os trabalhos apresentados nesta coletânea representam o esforçode professores de português perante o estudo,análise e proposição de alternativaspara o ensino de lingua(gem) na escola hoje. Representam, enfim, a disposição para a mudança, com consistência teórico-metodológica e atitude reflexiva.

 

 

Prof.ª Dr.ª Maria da Penha Brandim de Lima (UNIMONTES)

Prof.ª Dr.ª Thaís Fernandes Sampaio (UFJF)

Prof.ª Dr.ª Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro(UNIMONTES)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

05.06.2023

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar