Práticas inovadoras de professores: será uma realidade?

Autores

  • Elciane Gonçalves Almeida Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Érica Ferreira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Ivone Caldeira Colares Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Jussara Maria de Carvalho Guimarães Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

O interesse central deste artigo é desvelar as inovações ocorridas na prática pedagógica de professores. Um total de 03 (três) professoras da rede pública de ensino foram observadas e questionadas sobre tal assunto. Através da sistematização e análise dos resultados obtidos, constatamos que as professoras têm adquirido posturas inovadoras, ainda que de forma gradativa. Nesse sentido, o corpo docente revela que para que ocorra a inovação deve haver a participação de alunos, professores, família, equipe pedagógica e administrativa. Como referencial teórico, baseamo-nos autores La Torre (2002), Hernández (2000), e Ribeiro (2003), para sustentar nossa discussão.

Palavras-chave: Escola. Professores. Alunos. Inovações.

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Referências

HERNÁNDEZ. Fernando. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 308p.

FERNÁNDEZ, José Tejada. O docente inovador. In: LA TORRE, Saturnino; BARRIOS, Oscar. Curso de formação para educadores. São Paulo: Madras, 2002.

RIBEIRO, V. M. M. Pedagógica. Belo Horizonte: Editora Dimensão. v. 9, n. 49, jan./fev. 2003. Bimestral.

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Publicado

20.12.2008

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